Rádio Colmeia FM

Fevereiro Roxo traz a atenção e prevenção do mal de Alzheimer

Ilustrativa

A Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de União da Vitória foi utilizada na sessão da segunda-feira, 27, pelo Médico Geriatra Dr. Carlos Marcos Prado Tavares, que falou sobre a prevenção e atenção ao Mal de Alzheimer.

O médico salientou que não existe um exame específico para diagnóstico, mas há a avaliação médica do conjunto das ocorrências e sintomas. Assim, ocorre uma identificação que apontam a alteração da capacidade de memória, aliados a exames que descartam a existência de outros problemas.

Tavares salientou ainda que poucos medicamentos são disponíveis para o tratamento da doença, que aliviam um pouco seus sintomas, mas que existem alguns em fase de pesquisa para oferecer um impacto mais expressivo no tratamento.

As formas de prevenção abrangem diversas recomendações relacionadas a uma vida saudável, evitar o tabagismo e alcoolismo, adotar uma alimentação correta com a prática de atividade física regular e a observação para o controle da hipertensão, diabetes e colesterol. O exercício para a mente também contribui, desde que de forma prazerosa, com interesse por informações novas, leitura e atividades cognitivas.

Acompanhe a fala do Dr. Carlos Tavares abaixo.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2023/03/Dr.-Carlos-Tavares-fevereiro-roxo.mp3