Ícone do site Rádio Colmeia FM

Fiéis católicos se reúnem em procissão e celebram Corpus Christi no Vale do Iguaçu

Fotos: Jeovane Ferreira

Mais de dois mil fiéis católicos se reuniram no início da tarde desta quinta-feira, 08, para celebrar o dia de Corpus Christi, em União da Vitória de Porto União.

Desde cedo crianças, jovens, adultos e idosos se encontraram nas ruas para produzir os tapetes de serragem, cal, pó de café, tecidos e enfeites que formariam o caminho onde Dom Walter Jorge Pinto, bispo da diocese de União da Vitória, passaria com o Santíssimo Sacramento.

Como de costume, as duas cidades se uniram para celebrar juntas. A celebração iniciou na Matriz Nossa Senhora das Vitórias em Porto União. “Não se afaste por nada da eucaristia”, foi a mensagem principal repassada por Dom Walter Jorge durante a celebração.

Após a missa que reuniu uma multidão de fiéis, o povo seguiu em procissão pelos tapetes enfeitados até a igreja Catedral Sagrado Coração de Jesus em União da Vitória, onde a cerimônia encerrou com a benção solene do Santíssimo Sacramento.

No dia de Corpus Christi, os cristãos relembram o momento em que Cristo partilhou o pão e o vinho com os discípulos na última ceia.

Outras paróquias que se unem para celebrar a festa da eucaristia juntas, é a Paróquia Santíssima Trindade do Rito Ucraniano em São Cristóvão, Paróquia São Cristóvão e Nossa Senhora da Salette. A procissão entre essas paróquias aconteceu nesta manhã, com missa que teve início 9h.

Outra celebração que chamou atenção ocorreu também durante a manhã, em Porto União. Policiais e bombeiros militares participaram da celebração de Corpus Christi na Paróquia São Pedro e São Paulo.

Nessa Solenidade os católicos expressam o valor da Eucaristia para a Igreja, testemunham publicamente a presença real de Jesus na Eucaristia, fundamentado nas palavras do próprio Jesus no Evangelho de Marcos Capítulo 14, versículos 12-16, e versículos 22-26, quando Jesus pegando o Pão na última ceia com os Discípulos disse: “tomai e comei, isto é o meu corpo”.

Para os Católicos, a Eucaristia é alimento para a vida espiritual, e comungar dela é buscar e expressar sua verdadeira comunhão com o pensamento, os sentimentos e a vida de Jesus.

**Texto por Portal da Cidade

**Fotos por Jeovane Ferreira

Sair da versão mobile