As medidas de fiscalização aos estabelecimentos comerciais ficarão mais rígidas em União da Vitória. De acordo com o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, em coletiva de imprensa realizada no final da tarde dessa segunda-feira, 18, a partir desse final de semana será retomado o decreto, emitido na gestão do ex-prefeito Santin Roveda, em relação a questão punitiva dos estabelecimentos que não respeitam as medidas.
Para Abbas a parte de instrução foi feita a população em seu máximo. “As pessoas não podem dizer que não foram instruídas para tomar as medidas de segurança”, colocou. Também disse que a grande maioria dos estabelecimentos vem respeitando as regras, porém, ainda há um número reduzido de lugares que vem desrespeitando as medidas, sendo denunciados todos os finais de semana.
Este pequeno número de locais será notificado e posteriormente multado. Caso não acatem as orientações da fiscalização, terão os alvarás caçados. “Nesse momento é necessário a gente endurecer essas medidas”, afirmou.
O sistema de saúde, assim como os leitos, já estão atingindo sua capacidade máxima, em decorrência das festas de final de ano. A curva de contágio está em ascendência e a tendência é o aumento de pessoas contaminadas. Para o secretário de Saúde, Fernando Ferencz, pode parecer que o número de novos casos está caindo, fazendo com que a população relaxe nas medidas. “A gente não quer chegar a ponto de um Lockdowm”, disse. Por isso a cobrança em questão de restrições na parte da fiscalização. “A gente tem que tomar essas medidas aí para que tudo fique mais ameno e volte a situação que estava antes”, pontuou.