Ícone do site Rádio Colmeia FM

Formulário de vacinação contra a Covid-19 é disponibilizado em UVA para pessoas com comorbidades

A partir da próxima segunda-feira, 10, o grupo de pessoas com comorbidades começará a ser vacinado contra a Covid-19. Em União da Vitória as pessoas com Síndrome de Down, com doenças renais crônicas em terapia de dialise, de 50 a 59, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente de 55 a 59 serão contempladas.

De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Ferencz, as primeiras pessoas a serem vacinadas, com agendamento, serão as que estão cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Pessoas que apresentarem a documentação que comprove comorbidade também estarão sendo agendadas para receber a vacina. Está disponibilizando um formulário para indicação de vacinação contra a Covid-19 nas UBS, secretaria de Saúde, e também no site da prefeitura.

Você pode acessar o formulário clicando AQUI.

O paciente levará o formulário ao médico que irá declarar a comorbidade, assinar com carimbo e colocar a data. Posteriormente este formulário poderá ser levado a UBS para comprovação e agendamento da imunização. No formulário há disponível todas as comorbidades preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Até o final de semana o município deve receber cerca de 1760 doses de vacina.

Aumento no número de casos

Nesta semana o Vale do Iguaçu ultrapassou os 500 casos ativos de Covid-19. Ferencz coloca que a contaminação está maior. Em União da Vitória a demanda de pacientes suspeitos aumentou muito. “A contaminação está muito maior do que antes”, disse.

Nos últimos dias houve um aumento muito significativo de pessoas infectadas, acarretando em mais óbitos. Apenas nesta quinta-feira, 6, foram três óbitos contabilizados no município que já soma 70 mortes pela doença.  

Há uma maior preocupação com a questão do dia das mães que será no próximo domingo, 9. O secretário pede para que a população tome muito cuidado pois “se já está desta forma com tantas pessoas infectadas, até o dia de hoje, após o dia das mães isso pode duplicar ou triplicar”, afirma.

Muitas pessoas na faixa de 50 a 60 anos estão vindo a óbito em decorrência da Covid-19. Muitas pessoas abaixo dos 40 anos estão se infectando com mais facilidade e também há uma grande procura para realização de testes em crianças, que estão apresentando sintomas e testando positivo ao vírus.

Ferencz pontua que não é contra a abertura do comércio, visto que houve uma flexibilização nos últimos decretos, tanto a nível estadual quanto municipal, desde que a população siga todas as medidas sanitárias necessárias para a não proliferação da doença.

“Peço encarecidamente que vocês se preocupem. Se amam mesmo seus entes queridos, suas mães, independente de ser o dia das mães, respeitem todas essas questões, não façam essa aglomeração, respeitem todas essas restrições sanitárias. Nós teremos outros dia das mães para comemorar”, conclui.

Ouça a entrevista na íntegra:

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2021/05/ENTREVISTA-SEC-SAUDE-FERNANDO-FERENCZ.mp3
Sair da versão mobile