Rádio Colmeia FM

Formulário para cadastramento do Programa de Capacitação Vizivali está disponível

 

Foto: Marciel Borges

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti),  estabeleceu  diretrizes e coordenou ações que permitiram encaminhar soluções, visando sanar os problemas decorrentes do não reconhecimento do Programa Especial de Capacitação para Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, ministrado pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali).

Os encaminhamentos contaram com a participação do MEC,  por meio de suas várias instâncias. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) possibilitou a capacitação de dois grandes contingentes de professores, englobando cerca de 21.0000 profissionais da rede pública.

O Parfor tem por objetivo garantir que os professores em exercício nas redes públicas de educação básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB),  nº 9394/1996, por meio da implantação  de turmas exclusivas para professores em exercício, razão pela qual não foi possível contemplar  as demais categorias profissionais.

Desta forma, os encaminhamentos contemplaram  prioritariamente a regularização  da situação acadêmica dos professores. Contudo, profissionais de outras áreas que  também concluíram o referido Programa de Capacitação, recorrem diariamente a Seed na busca de solução para o seu caso.

Neste sentido a Secretaria organizou novo cadastro, que tem por objetivo identificar e quantificar as categorias profissionais que realizaram o Programa de Capacitação Iesde/Vizival,i   e que, não foram  inseridos nas soluções encaminhadas, para que o Grupo de Trabalho constituído na Seed possa estudar  as possibilidades legais de novos encaminhamentos.

O Formulário para o cadastramento está disponível no  site da Secretaria (www.seed.pr.gov.br) até o dia 01 de agosto para preenchimento por todos os interessados.