Rádio Colmeia FM

Forte temporal atinge municípios do Paraná

Ronaldo Mochnacz

O estado do Paraná também registrou grandes danos devido as fortes chuvas com rajadas de vento que atingiram alguns municípios. Casas destelhadas, árvores caídas sobre as vias e muitas casas sem o registro de fornecimento de energia elétrica.

De acordo com o Simepar, o fenômeno classificado como um ‘ciclone bomba’ registrou ventos de 92,5 km/h em Palmas, 78,8km/h em Entre Rios, 77,4km/h em Francisco Beltrão e 76,0 km/h em Laranjeiras do Sul.

Prefeitura de União da Vitória

Já a Companhia Elétrica afirmou que cabos foram rompidos, postes quebrados, árvores caíram sobre a rede e tudo isso provocou desligamentos em vários municípios da região Centro-Sul.  As equipes de Emergência da Copel estão trabalhando para restabelecer as redes elétricas o mais rápido possível.  No momento, cerca de 112 mil unidades consumidoras estão sem energia nessa região.  Os municípios mais afetados são Doutor Ulisses, Paulo Frontin, General Carneiro, Paula Freitas, Mallet, Porto Vitória, Guamiranga, Rebouças, Inácio Martins, Cruz Machado e Campina do Simão.

Em União da Vitória, o Corpo de Bombeiros registrou a queda de uma árvore na Rua Dom Pedro II com a Rua Zacarias Góes de Vasconcelos, no bairro São Bernardo. No bairro Bom Jesus, segundo informações de ouvintes, uma residência foi destelhada. O Prefeito Santin Roveda, afirmou que 40% do município ficou sem fornecimento de luz, afetando área central, Distrito de São Cristóvão e demais bairros. Internet e linhas de telefonia também foram danificadas e estiveram operando em modo lento.

Barracão fica destelhado em União da Vitória – Divulgação
https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/06/santin-2.mp3

No município de Cruz Machado também houve o registro de quedas de árvores, de placas e destelhamento de residências. Na localidade da Segunda Vicinal Vitória, estufas foram destruídas, uma árvore foi arrancada pela raiz e um animal acabou morto.

Cruz Machado – Segunda Vicinal / Divulgação
Cruz Machado – Segunda Vicinal / Divulgação

Em Bituruna, de acordo com informações da repórter Miriam Bertoletti, o vendaval atingiu com mais força as regiões do interior. Algumas localidades estão sem energia elétrica desde ás 14h, sendo que a previsão do retorno é somente para amanhã, 01 de julho. Com isso, os produtores leiteiros acabam sendo os mais afetados. Também houve o registro de destelhamento de barracões e quedas de árvores em algumas vias.

Bituruna – Miriam Bertoletti

No município de Porto Vitória, uma casa acabou sendo danificada pela queda de uma árvore. Segundo informações não houve feridos, apenas danos materiais.

Porto Vitória – Divulgação