Rádio Colmeia FM

Funcionários da Fusa recebem capacitação sobre dengue e tuberculose

Foto: Divulgação

Os profissionais da Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória participaram da 7ª Oficina do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS), organizada pela 6ª Regional de Saúde e realizada na Fundação Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), nos dias 22 e 26 de novembro. A iniciativa visa o estreitando das relações entre o Estado e os municípios, fortalecendo as capacidades de assistência e de gestão. A capacitação, desta oficina, buscou orientar sobre dengue e tuberculose.

De acordo com a chefe das equipes de Enfermagem, Ester Muller, a Fusa solicitou a realização da oficina em duas datas para permitir que todos os funcionários pudessem participar. O tema central abordado esteve relacionado aos assuntos vigilância em saúde na atenção básica e contou com a participação de profissionais dos municípios vizinhos de Paula Freitas e Porto Vitória.

Com instrutores da 6ª Regional a ação objetiva o aperfeiçoamento de todos profissionais, como enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde (ACS) e setor administrativo. Durante as 8h de curso os trabalhos se dividem em informações gerais e discussão em grupos menores. A 7ª Oficina serviu para repasse de informações sobre dengue e tuberculose. “Vamos realizar, posteriormente, o trabalho de campo”, relata Ester. Segundo ela é fundamental que os ACS estejam preparados para detectar pessoas com tosse e encaminhem o tratamento mais adequado. Da mesma forma, no combate à dengue repassando informações sobre a doença e, especialmente, encontrando e eliminando a água parada.

Após a conclusão desse treinamento, a Fusa vai oficializar o plano de ação para ambos os setores com o intuito de relembrar os funcionários sobre a importância da prevenção, sempre verificadas nas visitas domiciliares que os ACS realizam. A diretora superintendente da Fusa, Margarete Olivo, destaca que a qualificação e o conhecimento técnico são princípios fundamentais para o bom atendimento em saúde pública. “O prefeito Pedro Ivo Ilkiv tem como meta de governo qualificar os serviços”, destaca. De acordo com Margarete o objetivo da prefeitura é ampliar as equipes de saúde, de forma que os ACS atendam pelo menos 80% do município. Além disso, Pedro Ivo já tem recursos, com liberação de 1ª parcela, para construir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, cinco novos postos de saúde e viabilizar reformas. Outra meta é implantar a Rede de Urgência e Emergência.