Ícone do site Rádio Colmeia FM

Fundação de Cultura providencia ampla reforma no sistema elétrico do Cine Teatro Luz

 

Foto: Divulgação

O sistema elétrico, de som e luzes do Cine Teatro Luz, passou por ampla reforma, nos últimos dias. Os serviços foram providenciados pela Fundação de Cultura, que é responsável pelo espaço. Entre as melhorias, está a reforma no cabeamento, que liga os refletores ao rack de luz e que dispõe de 13 dimers. Também foram checados e trocados os cabos que interligam os refletores ao rack de luz, posicionado na coxia direita do palco. Paralelamente, foi revisado e trocado o cabeamento, que liga as caixas acústicas aos amplificadores, localizado na cabine de projeção. Ainda foram revisados e reparados os equalizadores e amplificadores.

Com isso, de acordo com o diretor presidente da Fundação de Cultura, Delbrai Augusto Sá, foi eliminado o ruído de fundo que era provocado quando se utilizavam os microfones.

Em relação as melhorias no Cine Teatro Luz, Delbrai anuncia mais investimentos. Ele comenta que, na última reunião do Conselho Estadual de Cultura, obteve do secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, a garantia de que, em 2014, o Cine Luz receberá um projetor cinematográfico digital em 3D.

Segundo o diretor presidente da Fundação de Cultura, isso deverá acontecer em todos os cinemas que fazem parte do projeto Velho Cinema Novo. “E a intenção do governo do Paraná é instalar aproximadamente 200 cinemas no interior do estado”, acrescenta.

Diante dessa perspectiva, Delbrai ressalta que, eventuais reparos no velho projetor de 35 mm do Cine Teatro Luz, além de muito dispendiosas, passam a não ser justificáveis, uma vez que, ele será substituído em breve.

O diretor presidente destaca que, o projetor é muito antigo, e que, permanentemente, requer reparos. “O projetor é de 1951 e foi restaurado em 2003, ano em que o Cine Teatro Luz foi entregue à população”, informa.

Com as reformas realizadas, as sessões cinematográficas devem ser retomadas em setembro, com pequenos ajustes, que deverão ser feitos no atual sistema de projeção.

Para o prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, e o vice, Jair Brugnago, é fundamental preservar e recuperar espaços como o Cine Teatro Luz, bem como promover ações culturais, principalmente que alcancem a população com menor poder aquisitivo. “Temos trabalhado para atender todas as áreas, e o setor cultural tem recebido a nossa atenção. E àquelas pessoas que não acesso a cultura serão prioridades do nosso governo”, observa o prefeito.

Sair da versão mobile