Rádio Colmeia FM

Fusa e Cisvale desenvolvem ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis

Foto: Divulgação

 

 

Foto: Divulgação

A Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvale) realizaram diversas ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, com enfoque especial para o HIV/AIDS, durante o Carnaval.

Na sexta-feira, 08, em frente ao Clube Apolo, os profissionais que atuam na Fusa e no Cisvale conversaram com a população que passou pelo local, com o intuito de conscientizá-la sobre a importância da prevenção. O trabalho também contou com a parceria dos acadêmicos de enfermagem da Uniguaçu.

Também fez parte da campanha de prevenção, a distribuição de preservativos e materiais educativos e a exibição de pequenos vídeos nos clubes, nas noites de carnaval. A conscientização ainda foi feita por meio do painel eletrônico instalado entre a Avenida Manoel Ribas e a Rua DR. Cruz Machado.

As ações desenvolvidas são ligadas diretamente a Programação Anual de Metas (PAM), um programa do Ministério da Saúde, que envolve os nove municípios da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar).

A campanha de prevenção às DST/AIDS para o carnaval trouxe o tema “A vida é melhor sem AIDS. Proteja-se. Use sempre a camisinha.”  O foco era da campanha foi a conscientização da população na adoção de medidas de prevenção, mostrando a diferença que faz o uso do preservativo na hora da relação sexual e sua importância. O público-alvo foi a população sexualmente ativa.