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Fusa estuda projetos de melhorias estruturais

 

Estará sendo viabilizada uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h em parceria com Porto União, para organizar o fluxo de atendimento. Quanto ao sistema, a Fundação Municipal de Saúde (Fusa) pretende ampliar o programa Estratégia Saúde da Família (ESF) em todo o município. Para instalar as equipes é necessário adequar algumas unidades existentes, ampliar outras e construir novas. A equipe do setor esteve reunida, nesta quarta-feira 13, com o prefeito e secretariado para definir diretrizes e discutir alternativas.

Na reunião com o prefeito Pedro Ivo Ilkiv, a equipe técnica da Fusa pôde apresentar as necessidades e discutir as alternativas com o secretário de Planejamento, Jamar Rossoni Clivatti, e de Administração, Eraldo Antonio de Castro. “Esse planejamento é fundamental porque a busca de recursos depende de uma organização dentro do município”, explica a diretora-presidente da Fusa, Margarete Olivo. Foram discutidas as situações de documentação básica, projeto adequado, área física e número de pessoa que serão atendidas em cada região para planejar onde essas unidades serão construídas e quais precisam ser modificadas.

A construção de uma Unidade de Saúde no Limeira depende da regularização do terreno. Essa região ainda não é coberta pelo ESF, mas, a solução deverá ser rápida, de acordo com a diretora-presidente da Fusa. Na região Central são necessárias duas unidades novas, uma na região do São Bernardo e outra no bairro Navegantes. Outra Unidade nova está prevista para o bairro Sagrada Família.

Essas ações são o início para intensificar o trabalho ESF de forma que todo o município seja atendido. Será 12 equipes, cada uma responsável pelo atendimento de aproximadamente quatro mil pessoas. Outros casos ainda serão discutidos com a população, como por exemplo, a ação na Zona Rural. “O nosso objetivo, como o Pedro Ivo tem colocado sempre, é o atendimento de melhor qualidade”, explica Margarete Olivo. Por isso são necessários esses ajustes. Além da prevenção, cada equipe terá que dar conta de 80% da demanda existente na sua região. Para qualificar o atendimento, a meta é disponibilizar recursos e unidades bem montadas, com equipes capacitadas para darem conta da demanda da população.