Rádio Colmeia FM

Fusa promove palestra voltada à saúde do homem

 

Foto: Divulgação

Tiveram continuidade, em União da Vitória, as atividades desenvolvidas dentro da programação da Campanha Agosto Azul, promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), com o apoio da Fundação Municipal de Saúde (Fusa). A campanha “Agosto Azul” tem como objetivo alertar e conscientizar sobre a necessidade de cuidados com a saúde do homem, principalmente, na prevenção contra o câncer de próstata, que ainda envolve preconceitos entre a população masculina.

Na manhã desta quarta-feira, 28, no Auditório da Fundação Municipal de Cultura, o médico urologista, Florêncio de Mattos Leão, e a diretora-superintendente da Fusa, Margarete Olivo (médica especialista em saúde pública), ministraram palestra referente à campanha.

O encontro foi direcionado aos médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares e técnicos de enfermagem e agentes que atuam nas unidades básicas de saúde do município, e teve como meta, atualizar e capacitar as equipes de saúde sobre a necessidade de cuidados e prevenção da saúde do homem.

Segundo o urologista, no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma), e apenas 20% dos casos apresentam sintomas, o que reforça a importância de exames de rotina. “O homem ainda carrega um preconceito histórico contra o exame do toque retal e isso precisa mudar. Por causa do preconceito, muitos homens acabam demorando de chegar ao diagnóstico do câncer, e quando descobrem, muitas vezes, já é tarde”, explica.  “A partir dos 50 anos, o homem deve procurar atendimento específico para fazer os exames, ou aos 45 anos, caso haja histórico de câncer na família”, reforça.

O médico ainda falou sobre câncer de testículo e pênis.

Após a palestra do urologista, a diretora-superintendente da Fusa repassou informações sobre o programa de Política Nacional de Saúde do Homem, criado em 2011, pelo Ministério da Saúde.

Segundo ela, o homem não tinha uma política especifica de saúde e não recebia uma atenção diferenciada, ao contrário das crianças, idosos e mulheres. “A partir de 2011, o Ministério da Saúde, estabeleceu que o homem merece uma atenção especial, com ênfase na saúde reprodutiva”, informa. Antes das palestras, o grupo de teatro de fantoches, Provart, formado por voluntários que trabalham no Programa Estratégia Saúde da Família, do bairro Nossa Senhora da Salete, apresentou uma peça, voltada para os cuidados e prevenção do câncer de próstata.