Rádio Colmeia FM

Fusa promove segundo curso em hipertensão arterial e diabetes

 

Foto: Divulgação

A Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória, realizou na manhã desta sexta-feira, 12, o segundo curso de atualização em hipertensão arterial e diabetes. A capacitação foi direcionada aos agentes de saúde, médicos e enfermeiros, que atuam nas unidades básicas de saúde.

O encontro aconteceu no auditório da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória e teve como palestrantes, o médico cardiologista e intensivista, Pedro Muller, e o médico endocrinologista, Teófilo Mancarz, que repassaram informações sobre hipertensão arterial e diabetes, respectivamente.

Os conferencistas discorreram sobre as integralidades das ações, a prevenção da saúde e a prevenção das complicações decorrentes destas, bem como, o tratamento das referidas doenças.

Segundo Pedro Muller, a hipertensão arterial é o principal fator de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, do tipo enfarto do coração, derrame cerebral e insuficiência renal, com necessidade de análise.

Já Mancarz destaca que, em relação ao diabetes, podem acontecer problemas renais, cardiovasculares e até cegueira e amputação.

Para os palestrantes, os números impressionam. Entre a população adulta no País, são mais de 30 milhões de hipertensos. E os diabéticos já passam de 12 milhões.

Segundo os profissionais, tanto a hipertensão, como o diabetes são doenças crônicas, que não tem cura, mas podem ser controladas com medicamentos e bons hábitos de vida, exercícios físicos, alimentação regrada, sem cigarro e bebida alcoólica, e, sempre estar de “olho na balança“. Do contrário, os médicos alertam que, as duas doenças costumam ter graves consequências.