A Polícia Militar do Paraná homenageou civis e militares, na última sexta-feira (17), com a medalha Coronel Sarmento, honraria de maior prestígio da corporação. Uma das condecoradas foi a Coordenadora Regional da Casa Civil no Sul do Paraná, Gabi Bakri, pelo trabalho de fortalecimento do 27º Batalhão de União da Vitória e também pela atuação em parceria com a PM no enfrentamento à enchente do final do ano passado no município.
“Confesso que ainda estou bastante emocionada com esse reconhecimento ao trabalho que temos feito pelo 27º Batalhão e por todo o Sul do Estado. É uma honra enorme ser homenageada com a maior honraria da corporação e que já foi entregue a tantos paranaenses importantes. Essa medalha não é apenas minha, mas de um conjunto enorme de pessoas em cada estrutura do Estado na nossa região, que fazem um trabalho incansável tendo à frente o governador Ratinho Junior e o deputado Hussein Bakri. Em nome de todos eles, muito obrigado. A PM pode sempre contar com o nosso apoio”, agradeceu Gabi Bakri.
Entre os trabalhos de destaque de Gabi Bakri em favor da segurança pública em 2023, destaca-se a articulação ao lado do deputado Hussein Bakri para o aumento do efetivo do 27º BPM. Dos pouco mais de 50 praças previstos originalmente, a região foi contemplada com 93 homens e mulheres para reforçar o patrulhamento em 11 cidades, beneficiando 210 mil paranaenses. Além disso, o Batalhão recebeu novos equipamentos e viaturas, incluindo uma caminhonete 4×4 para cada município da sua área de abrangência, a fim de fortalecer a atuação nas áreas rurais.
Já no final do ano passado, a Coordenadora Regional da Casa Civil encabeçou com a PM ações de ajuda humanitária em favor das centenas de pessoas atingidas pela terceira maior enchente da história de União da Vitória. “Homenagem e reconhecimento muito merecidos ao trabalho que a Gabi comanda na região representando a Casa Civil, mas que envolve muitas pessoas dedicadas e comprometidas com a segurança pública e com todas as questões que envolvem o Sul do Paraná”, destacou o deputado Hussein Bakri.
A entrega da medalha Coronel Sarmento, patrono da PM do Paraná, representa não apenas um reconhecimento individual, mas também uma celebração da coletividade e do trabalho conjunto para garantir a segurança e o bem-estar da população paranaense. A honraria é entregue aqueles que mais se destacaram ao longo do ano em favor da causa pública e contribuíram para o crescimento da PM. “Esta é mais do que uma simples medalha. É um reconhecimento a todos aqueles que, com sua dedicação e comprometimento, fortalecem dia após dia a Polícia Militar do Paraná”, ressaltou o comandante-geral da corporação, Coronel Jefferson Silva.
A lista de homenageados também incluiu, entre outros, o Chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; a Primeira-Dama e Presidente do Conselho da Superintendência Geral de Ação Solidária do Paraná, Luciana Saito Massa; o Chefe de Gabinete do Governador, Darlan Scalco; o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público, Francisco Zanicotti; a Diretora do Orçamento Estadual da Secretaria da Fazenda, Marcia do Valle; o Comandante do Batalhão de Polícia Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Bprone), Major Alves; e o Arcebispo de Curitiba, Dom Peruzzo.