Ícone do site Rádio Colmeia FM

General Carneiro e Palmas se reúnem para discutir futuro do Assentamento Recanto Bonito

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aconteceu na tarde de quarta-feira, 5, em General Carneiro, na sala de reuniões da Prefeitura de General Carneiro um encontro com representantes da administração do município de Palmas (PR), para tratar assuntos referentes ao Assentamento Recanto Bonito.

O Assentamento Recanto Bonito que até então era responsabilidade de General Carneiro, a partir do dia 22 de novembro desde ano passa a ser de responsabilidade do município de Palmas, sendo assim, eles responsáveis por todo o serviço público para os moradores do assentamento.

Estiveram presentes na reunião, o Secretário de Administração, Joares Martins Ferreira, o secretário de Finanças, Valter Ferreira, o coordenador dos Assentamentos, Jose Tobias, o assessor jurídico da Prefeitura Dr. Fabrizzio, o responsável pelo controle interno do município, Vilson de Oliveira, juntamente com o advogado da prefeitura de Palmas, Dr. Rudimar, o vereador Marco Antonio da Silva Gomes e o secretário municipal de Agricultura de Palmas, além de moradores do assentamento e o Vereador Vilebaldo Lopes.

A reunião foi convocada pelo Procurador do Município de Palmas, que se fez presente para encontrar uma solução, para não prejudicar o assentamento. Os representantes de Palmas trouxeram para General Carneiro uma proposta inicial para criar um convênio, onde repassariam ao Município de General Carneiro o valor de R$ 6 mil reais, para estar prestando serviços públicos (como já oferece) para o assentamento.

Foto: Divulgação

No entanto, o assentamento que conta com cerca de 70 famílias, que inclusive já estão considerados pelo IBGE através do Censo como sendo população de Palmas, geram ao município de General Carneiro um gasto muito aquém da proposta que Palmas apresentou para ser apreciada pelo Executivo. “O gasto hoje está muito acima dos R$ 6 mil, sendo que a comunidade do assentamento é atendida pelo Município de General Carneiro com transporte escolar, professor, agente comunitário de saúde, médico, tratorista e tem um veículo para serviços gerais para as famílias, e toda a estrutura que foi custeada até hoje por General Carneiro”, relata o secretario de Administração Joares Martins Ferreira.

Na reunião, os representantes do Executivo de Palmas, também deixaram claro que não terão condições de dar ao assentamento o suporte que General Carneiro fornece, inclusive parabenizaram o município por dar este atendimento diferenciado, relatando que o Município não atende desta maneira nenhuma comunidade em Palmas.

Ao fim da reunião, que foi bastante esclarecedora para os moradores do Assentamento, ficou decidido que a administração municipal fará um levantamento para ter uma média do que é gasto com o assentamento, para estar comunicando em forma de ofício ao município de Palmas, para que o mesmo possa estar analisando se existe uma forma Legal, de repassar ao Município de General Carneiro o valor que é gasto para manter a estrutura fornecida por aqui, mas todos ficaram cientes que a partir de dia 23 deste mês, General Carneiro não poderá mais prestar nenhum tipo de serviço ao assentamento, caso isso não aconteça poderá acarretar uma serie de sanções ao município, pois já existe uma decisão final juridicamente estabelecida.

Sair da versão mobile