Rádio Colmeia FM

Grocholski é a 1ª mulher na base de Bombeiros em U.V.A

A cidade de União da Vitória acaba de receber na sede do Corpo de Bombeiros, a primeira mulher que fará parte das atividades da unidade, a nova integrante é a Bombeira Militar, Grocholski.

Bombeira militar Grocholski Foto: Tiago Amaral / Jornalismo Rádio Colmeia

As mulheres vêm ganhando espaço de trabalho em várias entidades, que em uma época não muito distante, só obtinham vagas para os homens.

No ano de 2005, o Governo do Paraná obteve a primeira mulher na equipe do Corpo de Bombeiros, e logo em seguida, a equipe da Polícia Militar também disponibilizou vaga para mulheres.

No inicio de 2017, o Governador do Paraná, Beto Richa, realizou a formatura de novos policiais militares, sendo que a região de União da Vitória recebeu novos homens e mulheres para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Lembrando que o Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa que recebeu oito mulheres, entre elas, a soldada Grocholski, foram os que a direcionaram até a unidade de União da Vitória.

O tenente Da Macena, que está comandando a unidade do Corpo de Bombeiros de União da Vitória enquanto o Aspirante Müch está de férias, destacou a importância da mulher no dia a dia do serviço do Corpo de Bombeiros. “No inicio, o nosso trabalho teve muitas dificuldades como falta de viaturas, equipes, mas hoje, com a vinda de mais pessoal e a presença de uma mulher, estamos fazendo um ótimo atendimento à comunidade, e claro, com o passar do tempo, teremos mais ajuda e equipamento em Ponta Grossa e em União da Vitória, e afirmo que a comunidade pode ligar na nossa central, pois sempre terão um atendimento eficaz”. Declarou o Tenente.

Nossa reportagem conversou com a nova soldada do Corpo de Bombeiros de União da Vitória, que prontamente comentou da sua formação e a sua vinda para a cidade de União da Vitória.

“Eu fiz um curso de formação a dez meses, me formei agora em Janeiro e agora vim para a unidade de União da Vitória, trabalhar. É uma honra ser a primeira mulher a trabalhar aqui, as mulheres estão no Corpo de Bombeiros desde 2005, mas só agora em 2017 que estão sendo encaminhadas para cidades menores, então é muito bom ver que pouco a pouco estamos conquistando espaço e espero que a cada dia cresça ainda mais”.