Rádio Colmeia FM

Grupo Kalena se apresenta na praça do Contestado

 

Foto: Anízio de Souza

O grupo Folclore Ucraniano Kalena da cidade de Porto União, neste domingo, 29 de julho, fez sua última apresentação cultural em praça público, sendo uma ação da Secretaria Estadual da Cultura de Santa Catarina.

O trabalho do grupo portuninese se iniciou no ano de 2015 ao fazer sua inscrição do projeto Edital de Chamamento Público 001/2016, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura, sendo destinado um recurso no valor de R$ 25 mil para levar a cultura polonesa as cidades de Piratuba, Treze Tílias, Caçador, Canoinhas e Porto União, através do projeto: “Valorização e Integração das Etnias do Vale do Contestado”.

Foto: Anízio de Souza

Na oportunidade, o grupo Folclore Ucraniano Kalena fez várias apresentações nas praças de cada cidade, deixando assim, a sociedade conhecer melhor a cultura e os trajes. Foi feita também, a oficina de pêssankas, visando fortalecer o artesanato típico Ucraniano.

Depois de fazer as apresentações nas cidades de Piratuba, Treze Tílias, Caçador e Canoinhas, a última apresentação do circuito ocorreu na manhã de domingo na praça do Contestado, contando com a presença de muitas pessoas da comunidade que passava pela praça na divisa de Porto União (SC) e União da Vitória (PR).

Para o diretor cultural do grupo Folclore Ucraniano Kalena, Vilson José Kotviski, tal projeto lhe permitiu levar um pouco da cultura da cidade de Porto União. “O projeto “Valorização e Integração das Etnias do Vale do Contestado”, cujo objetivo fundamental é promover a valorização e fortalecimento da cultura do Vale do Contestado, por meio da integração entre os grupos folclóricos existentes, em um circuito de eventos promovidos em praças públicas, trouxe visibilidade da cultura regional e fortalecimento do turismo cultural”, destacou Kotviski.

Vale enfatizar que todas as apresentações feita nas cidades no projeto “Valorização e Integração das Etnias do Vale do Contestado”, foram gratuitas e em local público.

Nesta parceria de “Valorização e Integração das Etnias do Vale do Contestado”, o grupo de Porto União pode contar com a confecção de um banner que colocado para a divulgação junto com a Secretaria Estadual da Cultura de Santa Catarina, Ministério da Cultura, Federação Catarinense de Cultura (FCC), Ponte de Cultura, Cultura Viva e Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.

Foto: Divulgação