Ícone do site Rádio Colmeia FM

“A Guerra dos Fanáticos” será apresentada em União da Vitória

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

União da Vitória recebe neste sábado, 19, o espetáculo, A Guerra dos Fanáticos – O Contestado, que será apresentada, às 20 horas, no Cine Teatro Luz. A entrada é gratuita e apresentação conta com o apoio da Fundação de Cultura.

O espetáculo tem texto e direção de João Luiz Fiani, e narra a história do conflito ocorrido entre camponeses e militares numa área de disputa territorial nos estados do Paraná e Santa Catarina, entre os anos de 1912 e 1916, e que ficou conhecido como Guerra do Contestado.

O diretor de projetos da Fundação de Cultura, Daniel Correia, observa que, das cidades onde a peça será apresentada, a que tem identificação muito próxima do Contestado é União da Vitória, juntamente com Porto União. Por isso, destaca a importância da população prestigiar este evento.

O espetáculo, encenado com músicas cantadas pelo próprio elenco, que é composto por mais de 20 atores, narra uma das guerras mais violentas de que se tem registro na América Latina e que levou à morte mais de vinte mil pessoas: a “Guerra do Contestado”. Nela, os revoltosos ficaram conhecidos como fanáticos.  O conflito ocorreu na região sul do Brasil, entre 1912 e 1916, envolvendo cerca de vinte mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual, numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina.

Incentivados por um líder religioso, o Monge José Maria, os camponeses iniciaram um movimento de resistência, inicialmente contra as desapropriações das áreas pelo governo, tendo como beneficiária a empresa responsável pela construção da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande. Posteriormente, o conflito levou os caboclos a lutarem contra as forças militares e governamentais, tendo como objetivo o retorno da monarquia e a independência da região.

Sair da versão mobile