Na rua Doná Estefânia, área central de São Mateus do Sul, por volta das 9h20 dessa quarta-feira, 18, a Polícia Militar estava em patrulhamento. Ao passarem em baixa velocidade ao lado de um Fiesta branco, com os vidros abertos, foi possível visualizar que o condutor estava fumando. Os policiais relatam que sentiram forte odor de maconha.
Foi realizado manobra de retorno e dado voz de abordagem ao motorista e passageiro, que demoraram a descer do veículo. Após sair do carro, o condutor voltou e pegou algum objeto no chão do carro, dizendo que era o celular, mas este foi encontrado em cima do banco passageiro na busca veicular.
Os dois demonstraram bastante nervosismo no momento da busca pessoal, em que nada de ilícito foi encontrado, porém foi constatado que ambos estavam com os olhos vermelhos e com forte odo de maconha. Em busca veicular foi encontrado parte de um cigarro de maconha, aferindo 0,5 gramas, ao lado do engato do cinto do passageiro.
Indagados sobre o uso da substância, ambos assumiram ter feito o uso de maconha. Foram encaminhados então a sede da 3ª Companhia para lavratura, notificação e liberação do veículo ao condutor. Durante a confecção de notificação e termo de constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotora, o condutor mudou sua versão e negou ter feito uso de maconha. Posteriormente foi deslocado até o Pronto Atendimento (PA) e depois para a 3ª Subdivisão Policial para procedimentos da polícia judiciária.