Rádio Colmeia FM

Horticultura orgânica e piscicultura planejam início das ações

 

Foto: Divulgação

 

A prefeitura de União da Vitória tem esboçado interesse em fortalecer atividades no meio rural e dar mais qualidade nutricional, especialmente na merenda escolar. Para isso dois projetos serão desenvolvidos: produção de hortaliças orgânicas e peixes. Uma reunião, realizada na última sexta-feira, 5, serviu para planejar diretrizes desse trabalho que terá parceria com o Instituto de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviços (IEPS).

O Instituto estabeleceu um convênio de trabalho com a prefeitura e contratou profissionais para cuidarem da estação de piscicultura e projeto de horticultura. O técnico agrícola, que atua na Emater, José Carlos Chipitoski vai coordenar o projeto de Piscicultura, prestando assistência técnica desde a produção de alevinos até a comercialização. Outra meta do programa é implantar o peixe na merenda escolar, de forma triturada (possivelmente com fishburguer). Nessa atividade será desenvolvida uma parceria com a Associação Ecopeixe.

O projeto de horticultura orgânica será desenvolvido com o viés de atender a merenda escolar, mas também pensando em ofertar esses alimentos no mercado local. O agrônomo José Xavier de Carvalho será o responsável pelo programa. Essas ações serão explicadas nas comunidades para, posteriormente, integrar os produtores interessados de forma organizada e com critérios seguindo todo um esquema de trabalho.

O prefeito Pedro Ivo Ilkiv disse que será dado todo o suporte técnico necessário para que ambas as atividades se desenvolvam e tragam resultados positivos. “Eu acredito muito nessas atividades e tenho ótimas expectativas por agregarem melhor renda ao homem do campo e mais qualidade ao consumidor, especialmente na merenda escolar”, explica Pedro Ivo. Ele ressalta, ainda, o conhecimento técnico de Xavier e Chipitoski. “São profissionais de primeira linha”, acrescenta.

O vice-prefeito, professor Jair Brugnago, também participou da reunião e mencionou o ganho de qualidade na merenda escolar, tanto com a horticultura orgânica quanto com a inclusão de peixe. “A melhoria nutricional é considerável, sem contar os benefícios à saúde”, salientou.