Rádio Colmeia FM

Hospital Santa Terezinha em Cruz Machado está atendendo apenas urgências e emergências

Foto: Divulgação

O Hospital Municipal Santa Terezinha do município de Cruz Machado, está atendendo somente urgências e emergências. A decisão faz parte das medidas tomadas pelo prefeito Antonio Szaykowski e as equipes de saúde devido ao aumento no número de casos de Covid-19. Nesse domingo foram registrados oito novos casos e o município chegou a 22 casos ativos.

Divulgação

Os leitos disponíveis no hospital estão praticamente todos ocupados de acordo com o Diretor Clínico, Dr. Vitor Krieger. Nem todos os positivados precisam de atendimento no hospital, mas os pacientes que necessitam de transferência, “a gente está tendo um pouco mais de dificuldade de tratar”, coloca o diretor.

Para evitar uma situação de colapso do sistema de saúde, é pedido a população que voltem a ter a atenção básica em relação aos cuidados de prevenção ao vírus como, uso correto das máscaras, higiene correta das mãos, uso de álcool em gel, evitar aglomerações e manter o distanciamento físico.

As urgências e emergências atendidas no hospital serão de casos como acidente, infartos, AVC e situações de média e alta complexidade, fazendo o uso das ambulâncias do SAMU ou das ambulâncias normais. Atualmente há dois médicos no plantão de 24 horas sendo um para atendimento de urgências e o outro dando assistência aos pacientes internados. “Não temos como dar atendimento para as pessoas que procuram o hospital com consulta simples”, diz a secretária de Saúde, Irmã Halina.  

Consultas simples são indicadas a serem realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município que se encontram no Distrito de Santana, na Linha Vitória e na área central. As consultas de rotina podem ser agendadas. De acordo com Irmã Halina, há dias em que sobram consultas nas UBS’s e a partir das 17h formam filas no hospital para atendimento.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2021/02/CRUZ-MACHADO-PREFEITO-ANTONIO-SEC-SAUDE-E-DIRETOR-HOSPITAL-PANDEMIA.mp3

Szaykowski pontua que as vacinas chegaram, mas ainda não chegaram para toda a população. “Nós continuamos acreditando no SUS e acreditando na Ciência”, afirma. Os decretos já baixados continuarão em vigor. Não haverá transporte da rede municipal de ensino, nem da rede estadual e nem aos universitários.  

Para o prefeito as equipes de saúde estão preparadas mas o que preocupa é a quantidade de pessoas infectadas. “Nossa grande preocupação é salvar vidas”, complementou. Não está descartado o lockdown a nível de Estado, principalmente pelo alto número de ocupação das UTI’s. “Nós precisamos fazer a nossa parte”, fala. As equipes da prefeitura estarão visitando os comércios e empresas para realizar orientações.