A cada ano, Comunidades e instituições ligadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), se unem em torno de um Tema que gere reflexão, sendo ele um dos principais canais de comunicação e formação na IECLB, é a expressão do que cremos, do que somos, do que desejamos. Neste sentido, o Tema do Ano é um instrumento para fortalecer a unidade e a identidade da Igreja.
Para 2019, o tema da IECLB é: Igreja, Economia, Política. Esse Tema vem acompanhado e iluminado pelo Lema bíblico: Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou (João 14.27a).
Martim Lutero entendia Igreja, Economia e Política como Ordens da Criação de Deus. Para Lutero, Deus efetua a sua vontade no mundo por meio da Igreja, da Economia e da Política, e cada pessoa é chamada a atuar com Deus nestes três âmbitos da vida. Quando a Economia preserva a vida, existe paz, quando a Política promove a justiça, existe paz, quando a Igreja vive a Palavra de Deus, existe paz. Com o Tema e o Lema de 2019, a IECLB nos convida a falar sobre paz e a vive-la.
O pastor Sinodal, Claudir Burmann, de Joinville, que esteve no final de semana na cidade de Porto União, comentou com a reportagem da Rádio Colmeia o tema da reflexão de 2019,confira: