Rádio Colmeia FM

IGP de Porto União recebe emenda parlamentar de R$150 mil para aquisição de veículo

Uma emenda parlamentar no valor de R$150 mil para aquisição de um veículo ao Instituto Geral de Perícias (IGP) de Porto União, foi entregue na tarde dessa quinta-feira, 18, pelo Deputado Estadual Sargento Lima (PSL). A compra do veículo, que deverá ocorrer até o ano que vem, auxiliará o Instituto a acessar os locais mais remotos das zonas atendidas.

Imagens: Rádio Colmeia

Atualmente o IGP atende, além de Porto União, as cidades de Irineópolis e Matos Costa realizando exames em locais de morte violenta, de furto, dano, roubo e acidentes. O veículo que o Instituto dispõem no momento para esses tipos de exames, muitas vezes não tem condições de chegar aos locais mais distantes, visto também as condições climáticas da região.

Para o perito criminal responsável pelo 28º Núcleo Regional de Perícias de Porto União, Vinícius Barbosa de Lima, o veículo irá propiciar a possibilidade de atender a população nesses locais. “E nos ajuda a não ter que cancelar, por exemplo, um exame porque a viatura não vai conseguir subir em determinado local (…) ou pior que seja um exame em local de morte violenta e realmente a gente não consegue chegar até o cadáver”, explica.

Dentro do setor da segurança pública o IGP é um dos menores órgãos em contingente e orçamento. São núcleos espalhados por Santa Catarina que não possuem recursos próprios para adquirir viaturas. O núcleo de Porto União é o menor do estado. “(a viatura) não traz luxo pro IGP, não traz status, traz na verdade uma ferramenta para que nós possamos minimamente executar nosso trabalho”, pontua.

De acordo com o médico legista, Dr. Walbert de Paula, recentemente Lima e outros deputados tentaram auxiliar em relação ao Instituto Médico Legal (IML). Atualmente Porto União utiliza a estrutura de União da Vitória. “Estão tentando nos auxiliar nesse sentido para que nós tenhamos realmente no menor tempo possível um Instituto Médico Legal funcionando em Porto União”, colocou.

O deputado Sargento Lima, que tem como uma de suas pautas principais a segurança pública, coloca que o IGP é uma peça fundamental no esquema da segurança. “É uma engrenagem que nunca pode faltar dentro da máquina da segurança pública”, disse. Para ele a viatura vem para realizar o básico do trabalho, “nada de exuberante ou fora da curva”. Dessa maneira, auxiliando não apenas o IGP mas sim a população, solucionando mais rapidamente os casos.  

Recursos vindos para os municípios mais afastados auxiliam o crescimento da região, saindo do eixo capital-litoral. O Planalto Norte e a Amunesc são responsáveis por aproximadamente 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. “Muitas vezes a gente está levando o Estado inteiro de arrasto e as nossas regiões ficando desassistidas em todos os setores”, frisou Lima.