Rádio Colmeia FM

II Fórum contra a Dengue acontece em Porto União

Foto: Divvulgação

Porto União sediou na tarde de quarta-feira, 2, o II Fórum Temático de Discussões de Questões associadas a zoonoses – Dengue. O encontro aconteceu no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Vitórias contando com a presença de representantes da área da saúde dos municípios que abrangem as Secretarias Regionais de Canoinhas e de Mafra.

O prefeito Anízio de Souza participou da abertura do encontro, que contou também com a presença do Gerente de Desenvolvimento Regional de Saúde de Canoinhas, Antonio Gilberto de Carvalho; com o secretário de Saúde de Porto União Jair Giraldi, chefe da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, Henrique Cesar Guzzoni; e demais autoridades que integraram a mesa de abertura.

Segundo o setor de vigilância epidemiológica de Porto União o mosquito aedes aegypti existe em Porto União, porém não há registros de casos da dengue.

“Nós tivemos dois casos confirmados de pessoas infectadas pelo vírus da dengue, mas eles foram adquiridos fora do munícipio de Porto União”, destacou o secretario de Saúde, Jair Giraldi. “Temos um trabalho forte realizado pelo setor de vigilância do munícipio que controla todos os pontos onde houve o foco do mosquito”, disse.

“Fizemos uma força tarefa em maio, com auxílio do 5º BEC e tivemos ótimos resultados. Antes tínhamos, em média, dois casos do mosquito por mês. Agora, desde a realização da campanha, passados mais de seis meses, foram encontrados apenas três”, enfatizou Ocimar Olivetti, coordenador de Vigilância Ambiental de Porto União.

Ele explica que esses focos do mosquito foram encontrados em algumas armadilhas instaladas pela equipe em pontos estratégicos. “Temos 142 armadilhas, feitas com pneu, e outros 41 pontos naturais, como borracharias, construções. Esses pontos são visitados constantemente pelos agentes que fazem esse controle”, destaca Olivetti. Por se tratar de fronteira com o Paraná, Porto União tem um cuidado ainda maior com essa situação, deixando muitas dessas armadilhas nos limites fronteiriços com o município de União da Vitória. “Nossa função é não deixar a dengue e as outras doenças (zika e a chikungunya) chegarem aqui”, encerrou.

Para o prefeito Anízio esse é um momento muito sério que toda a população deve estar engajada no combate ao mosquito da Dengue. “Estamos vivendo um momento muito atípico do clima na região e esse Fórum vem trazer um alerta muito grande com relação a discussão do mosquito da dengue, que acaba trazendo outras doenças também”, disse Anízio. “Fazemos um apelo para toda a população da necessidade de cada um se incorporar nessa luta e verificar no fundo de seu quintal se não tem um potinho ou uma vasilha com água que vai possibilitar o mosquito vir ali e depositar seus ovos”, frisou.

Após o cerimonial de abertura foi realizada apresentação de danças do Grupo Tchê Caps.

Durante a tarde o Fórum seguiu com palestras e orientações de especialistas direcionadas para os trabalhadores da área da saúde, a fim de disseminar o trabalho que deve ser intensificado junto a população.

Foto: Divulgação

*Orientações para evitar a proliferação do Aedes Aegypti e Aedes Albopictus (também é transmissor da Febre do chikungunya)

 

 

*Com informações da Secretaria de Saúde de Santa Catarina

 

 

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.