Ícone do site Rádio Colmeia FM

Implantação de colégios cívicos militares é votado em União da Vitória e Bituruna

Foto ilustrativa: Aniele Nascimento-Gazeta do Povo.

Uma votação popular está sendo realizada entre esta terça e quarta-feira, 27 e 28 de outubro, nos municípios de União da Vitória e Bituruna para decisão da implantação ou não de colégios cívico-militares. Ao todo serão implantados 215 colégios cívico-militares em 117 municípios de todas as regiões do Paraná, a partir de 2021. Maior projeto do Brasil nessa área, o programa vai beneficiar 129 mil alunos e receberá um investimento de R$ 80 milhões.

Em União da Vitória, o Colégio Estadual Lauro Muller Soares já terá sua transição realizada a partir do ano que vem. A votação que acontece nesses dois dias é referente ao Colégio Estadual Bernardina Schleder localizado no bairro Rio d’Areia. Em Bituruna a votação acontece para o Colégio Estadual Novo Milênio. Outras escolas dos municípios de Mallet, Pinhão e São Mateus do Sul também terão a implantação de colégios cívico-militares.

Esta votação iniciou nesta terça-feira, às 8h e vai até às 20 horas. Na quarta-feira, o horário se repete, sem fechar para o almoço. De acordo com o Chefe do Núcleo Regional de Educação em União da Vitória, Carlos Polsin, poderão votar no processo todos os pais dos alunos matriculados, alunos maiores de 18 anos, professores e funcionários. “Estamos trabalhando com a comunidade para que ela faça essa escolha”, disse.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/10/hoje-principal-POLSIN.mp3

Segundo o deputado estadual Hussein Bakri (PSD), os colégios são instalados apenas em cidades com mais de 10 mil habitantes com no mínimo duas escolas estaduais. “Para os alunos e pais terem opção”, colocou. A dinâmica que os colégios cívico-militares apresentam são diferenciadas, passarão de cinco para seis aulas diárias em que serão adicionadas aulas de português, matemática e educação financeira.

A nível de Paraná, 200 escolas receberão os uniformes completos. O quadro de professores permanecerá o mesmo e será adicionado um diretor cívico-militar e de dois a quatro colaboradores que serão policiais aposentados. “É importante que os pais participem (da votação)”, pontuou o deputado.

Sair da versão mobile