Ícone do site Rádio Colmeia FM

Instituições de Longa Permanência de União da Vitória recebem recursos devido à pandemia

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Todas as instituições de Longa Permanência da cidade de União da Vitória, se reuniram na tarde de segunda-feira, 08 de junho, no gabinete do prefeito, para uma reunião de trabalho junto a equipe da Secretaria de Assistência Social do município, para receber as informações da Portaria 369/2020, para o repasse de recursos financeiros emergencialmente para o desenvolvimento de ações de enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19).

Os recursos são do Governo Federal, para a execução de ações socioassistenciais e estruturais da rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas), no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, em razão da situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), em decorrência de infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a secretária e primeira dama de União da Vitória, Ana Cláudia Portes Roveda, o recurso já está na conta da Prefeitura para ajudar as instituições. “O valor destinado para ajudar as instituições de longa permanência é de R$ 222 mil reais e cada instituição receberá o valor de R$ 400 por pessoa na instituição, numa forma mais rápida na modalidade de fomento. O valor já está na conta da Prefeitura de União da Vitória, que foi enviado pelo Governo Federal e nós da Secretaria Municipal de Assistência Social devemos nos reunir com as instituições para fazer o repasse”, destacou.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/06/RECURSO-01-SEC-DE-ASSISTÊNCIA-SOCIAL-ANA-CLAUDIA-PORTES-ROVEDA-FALA-DO-RECURSO-DESTINADO-PARA-AS-INSTITUIÇÕES.mp3?_=1

 

Durante a reunião as instituições receberam todas as informações de como funciona a Portaria 369/2020 e como cada uma poderá utilizar os recursos do Governo Federal e as devidas apresentações na prestação de contas. Na oportunidade foi explicado no que poderá ser usado o recurso pelas instituições, como Equipamento de Proteção Individual (EPIs),  suporte ao deslocamento, combustível, manutenção de veículos/embarcações, conta de água, esgoto, luz, e outras contas direcionadas a manutenção da unidade, alimentação, locação de imóveis e veículos, locação de outros materiais permanentes, aquisição de bens de consumo (utensílio de cozinha, banheiro, materiais de limpeza, materiais de higiene, entre outros), materiais para manutenção de imóveis e móveis, vestuário, contratação de Pessoa Jurídica (P.J) para fornecimento de serviço, pagamento de pessoal. Na reunião foi dado um praza até o dia 18 de junho, para a entrega de todas as documentações para que a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, venha a colocar as informações no programa do Governo Federal e assim seja liberado os recursos para cada instituição.

“Afirmo que as instituições só conseguem fazer o seu trabalho com o apoio de todos da comunidade e dos poderes como a Prefeitura de União da Vitória e com esse recurso vindo do Governo Federal. Eu estou morando em União da Vitória há sete anos e vejo o apoio da comunidade em ajudar quem mais precisa, um bom exemplo que vi foi na última enchente e agora na pandemia, vejo a união de cada pessoa em ajudar”, destacou Daniel Fabio Alves de Carvalho, que atua na Instituição Profeta Daniel, e falou em nome de todas as instituições presentes na reunião.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/06/RECURSO-02-REPRESENATE-DA-CASA-PROFETA-DANIEL-SENHOR-DANIEÇL-FABIO-ALVES-DE-CARVALHO-FALADO-RECURSO-E-DA-SOLIDARIEDADE-DO-POVO-EM-AJUDAR-AS-INSTITUIÇÕES.mp3?_=2

 

Na listagem da Secretaria Municipal de Assistência Social de União da Vitória, as instituições que vão receber os recursos do Governo Federal são: Lar de Nazareh, Acardi I e II, Profeta Daniel, Ares, Santa Clara.

Sair da versão mobile