Rádio Colmeia FM

Internação de pessoas idosas por doenças crônicas tem número crescente em Cruz Machado

Dr. Cristiano Guimarães

Pessoas idosas com uma certa idade avançada precisam redobrar os cuidados, não só por conta da pandemia. Ter uma qualidade de vida na terceira idade é fundamental para evitar o agravamento de certas doenças. Em Cruz Machado, o médico responsável pela internação no Hospital Municipal Santa Terezinha, Cristiano Guimarães, fez algumas orientações a população.

Em entrevista ao Jornal Colmeia nesta segunda-feira, 06 de julho, Guimarães fez um alerta para o crescente número de pacientes em estado grave que estão chegando ao hospital ultimamente, em sua maioria idosos, que já tem “algumas enfermidades base”. Entre elas estão a pressão alta, diabetes, insuficiência cardíaca, bronquite, “paciente acamado que já teve AVC”.

É orientado aos familiares então, “perceber sinais de alarme” que mostra que o paciente está piorando. Segundo Guimarães, a maioria dessas internações acontece “porque demoraram muito para procurar o atendimento médico, tanto no posto de saúde quanto no hospital”, chegando com uma, a duas semanas de piora da doença de base.

Com a pandemia de Covid-19, os familiares ficam com medo de levar seus idosos ao hospital, pela questão da contaminação, mas o médico responsável pela internação diz que “esse medo do Covid não pode existir para um paciente que está precisando de atendimento hospitalar, principalmente um paciente idoso”, afirmou.

Ao perceber os mínimos sintomas como, perna inchada, febre, falta de ar e que o paciente não está bem, é necessário que se procure o atendimento médico o mais rápido possível, “porquê dessa forma a gente pode estar intervindo precocemente e em muitos casos e nem irá precisar de internação”.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/07/HOJE-REGIONAL-CRUZ-MACHADO-DR-CRISTIANO-ALERTA-PARA-O-ALTO-NUMERO-DE-PACIENTES-QUE-ESTÃO-CHEGANDO-EM-ESTADO-GRAVE-NO-HOSPITAL-MUNICIPAL.mp3

Houve caso de paciente com problema cardíaco que precisou ser transferido “porque estava duas semanas sem tomar medicação e estava com medo de vir ao hospital com medo de contrair o Covid”, colocou Guimarães. Para o médico, é necessário e preciso ter uma preocupação com o vírus, “mas a gente também não pode deixar o idoso dentro de casa passando mal e sem tomar a medicação correta”, concluiu.

O que é e quais são as doenças crônicas?

Doenças crônicas são aquelas de progressão lenta e longa duração, que muitas vezes levamos por toda a vida. Podem ser silenciosas ou sintomáticas, comprometendo a qualidade de vida. Nos dois casos, representam risco para o paciente. As principais doenças crônicas conhecidas são as doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, disfunções metabólicas, a pressão alta e as doenças respiratórias crônicas, bronquite, asma, sinusite e rinite.