Rádio Colmeia FM

Irineópolis é destaque na região com projeto de horta comunitária

Foto: Prefeitura de Irineópolis

Mais uma vez Irineópolis é destaque na região. Implantado em 2022, o projeto “Horta Comunitária – Semeando Valores, colhendo Cidadania”, foi apresentado semana passada em Mafra, na reunião microrregional de assistência social da Amplanorte. A iniciativa se tornou referência para outros municípios devido aos bons resultados alcançados com o público atendido em Irineópolis.

A secretária de Assistência Social, Vera Lúcia Piotrowski Cubas, explica que Irineópolis conta com três hortas comunitárias, localizadas em São Pascoal, no bairro São Francisco e no loteamento Plugge. Ela comenta ainda que o projeto tem sido um sucesso, contribuindo com as pessoas atendidas e com toda a comunidade. “Estamos muito felizes em poder compartilhar os resultados da Horta Comunitária com os profissionais da região. Esse projeto tem sido uma iniciativa muito importante para a nossa cidade, proporcionando mais conhecimento, gerando renda às famílias participantes e oferecendo produtos de qualidade às pessoas que compram os produtos das hortas. É gratificante ver o sucesso desse projeto e saber que estamos contribuindo para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade”, destaca a secretária de assistência social.

As verduras e legumes cultivados nas hortas são comercializados nas Feiras de Produtos Orgânicos, organizadas pela equipe do Cras e participantes da Horta. Além disso, proprietários de restaurantes e lanchonetes do município também têm contribuído com o projeto, adquirindo semanalmente produtos como alface, cebolinha, salsinha, pimentão e tomate, para o preparo de refeições com mais qualidade e sabor em seus estabelecimentos. O valor arrecadado com a venda dos produtos é dividido entre os integrantes do projeto que toda semana fazem o preparo e manutenção dos canteiros.

O coordenador das Hortas Comunitárias, Fernando Marafigo, destaca que o projeto tem entre seus objetivos levar alimentos de qualidade às famílias. “É uma oportunidade de incentivar o cultivo de orgânicos para que todos possam contar com verduras frescas, garantindo para as famílias uma alimentação melhor, criando hábitos saudáveis e contribuindo com a qualidade de vida de cada um”, avalia o coordenador.