Ícone do site Rádio Colmeia FM

Irineópolis participa da edição online do festival Dança Catarina

Fotos: Prefeitura de Irineópolis

Em razão da pandemia de Covid-19, muitas atividades tiveram que ser adaptadas. O Festival de Dança Escolar Dança Catarina foi uma delas. Para a segurança dos alunos e coreógrafos, esta edição do evento está acontecendo de forma online, com o envio de vídeos mostrando a execução das coreografias. Para poder participar da competição, os grupos de dança de Irineópolis encontraram uma forma segura para realizar os ensaios e agora prometem continuar encantando os jurados com os belos trajes e coreografias que contam histórias.

O professor Quelson Marcelo Brito explica que neste ano os ensaios também foram adaptados. “No começo não tinha nenhum contato entre os alunos, então eles aprenderam as coreografias de forma individual, ensaiando mantendo o distanciamento, utilizando máscara e álcool em gel. Quando iniciou a fase dos ensaios que precisaram dançar em pares, os alunos também passaram a utilizar luvas, para não terem contato direto com os demais integrantes do grupo. Foi bem difícil, mas eram cuidados necessários”, explica o professor e coreógrafo.

Dança Catarina

Nesta edição do Dança Catarina, Irineópolis participará com duas coreografias. Na categoria infantil, os estudantes do Núcleo Educacional Adolfo Konder apresentarão “Cantos e danças da região de Lublin”, com passos originais de cada região. Já na categoria juvenil, para estudantes com idade entre 15 e 17 anos, os alunos da Escola Horácio Nunes aprenderam os passos de “Krakowiak do leste”, dança típica de uma vila chamada Zalípie. O vestido das jovens nas cores vermelho e branco é uma alusão a bandeira da Polônia.

O professor Quelson conta que as coreografias são resultado de muita pesquisa sobre a cultura dos países e regiões. “As coreografias resultam de estudos. Consigo as músicas com outros coreógrafos de fora e com pessoas que moram na Polônia. A gente tenta fazer a coreografia de uma forma dinâmica e da melhor forma possível”, comenta. Com expectativa para trazer bons resultados, alunos e professor deram o seu melhor durante a gravação dos vídeos, que já foram inscritos para a edição deste ano do Dança Catarina. “Os alunos são muito bons, são dedicados e dançam muito bem. A gente quer trazer um bom resultado para o município, em retribuição ao empenho de todos e também à prefeitura, que tem investido e valorizado os nossos grupos de dança”, avalia Quelson.

Sair da versão mobile