Rádio Colmeia FM

Isolamento: Psicóloga Aline Werle dá orientações quanto a saúde emocional das crianças

Imagem ilustrativa

A pandemia do Coronavírus acabou atingindo a vida e rotina de todas as pessoas e, consequentemente a das crianças também. A psicóloga da secretaria de educação de União da Vitória, Aline Werle de Oliveira, em entrevista, fez algumas orientações quanto a saúde emocional das crianças neste período.

É necessário que se explique sobre o Coronavírus em uma linguagem que a criança entenda, levando em conta a sua idade e a capacidade de compreensão. Segundo Oliveira, os pais e responsáveis precisam ficar atentos ao tipo de informação que a criança recebe “seja pelos noticiários ou por mensagens das redes sociais” pois “há muita informação falsa e notícias que geram tristeza, ansiedade e medo”. Importante também se dispor a responder as perguntas que a criança faz, caso tenha dúvidas.

Manter ao máximo a rotina anterior a pandemia, como ter horário para dormir e acordar, refeições, estudar, ler e brincar. “E se necessário construir uma nova rotina, faça a criança participar, fazendo os combinados juntos, assim será mais fácil para a criança realizar”, coloca a psicóloga. A brincadeira deve ser essencial na vida da criança, nessa rotina ela precisa ter momento para se divertir sozinha, escolhendo com o que quer brincar.

Também pode-se ter atividades lúdicas com os familiares, pois assim brincando em família “pois ela se sente importante e amada, gerando confiança e auto estima”, diz Oliveira. Caso a criança sinta saudades de um familiar ou amigo, é interessante que se proporcione o contato por telefone ou vídeo chamada.

Imagem ilustrativa

É muito importante que se converse com a criança sobre sentimentos. “Perguntem o que ela está sentindo e respondam de maneira carinhosa e acolhedora”, pontua. Falar sobre seus próprios sentimentos com os pequenos também é muito significativo e, dizer que os adultos sentem medo, tristeza e ficam nervosos com as mudanças “é fundamental que os pais e responsáveis sejam bons exemplos de ações e de como lidar com as emoções”, aconselha.

Ser positivo e dizer que as coisas logo irão voltar ao normal e realizar juntos as atividades escolares para casa é outra orientação que a psicóloga da secretaria dá. Quando conversar com a criança sobre o Coronavírus, é essencial explicar a ela que esse é o motivo de tantas mudanças na rotina “e é importante contar também que esse não é um período de férias e que os adultos estão trabalhando, alguns em casa e outros ainda precisam sair para trabalhar”.

Fazer as atividades escolar pode muitas vezes se tornar um grande desafio para os pais e crianças, mas é necessário ter calma e não fazer queixas na frente dos pequenos. “É muito importante para elas realizarem isso e é fundamental a ajuda dos adultos”, declara.

Importante seguir as orientações repassadas e cuidar com as cobranças excessivas para com as crianças que pode acabar gerando ansiedade e medo, sendo não produtiva a realização das tarefas escolares. Lembrando que é preciso um lugar organizado, limpo, arejado, claro e sem concorrência com aparelhos eletrônicos como televisão, vídeo game, celular e brinquedos, para que a criança tenha foco e atenção na hora de fazer as tarefas.

“Esse momento pode ser uma oportunidade de pais, responsáveis e filhos estarem mais próximos, um ensinando o outro, com leveza e respeito”, diz Oliveira. É oportuno dar um novo significado ao momento atual que se vive de esperança e aprendizado. “Vamos aproveitar este momento juntos em nossos lares e fazer com que nossas crianças tenham apenas boas lembranças”, termina.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/05/PSICOLOGA-ALINE-WERLE-DA-SECRETÁRIA-MUNICIPAL-DE-EDUCACAO-DE-UNIÃO-DA-VITORIA.mp3?_=1