Rádio Colmeia FM

Jogo Aberto: Aloísio Salvatti destaca obras e projetos que estão sendo realizados em UVA

Gisele Ovitski

Imagem de Mariana Baufleur/ Rádio Colmeia

A Secretária de Obras do município de União da Vitória sofreu algumas mudanças desde 2018, e de acordo com o secretário Aloísio Salvatti, o convidado do programa “Jogo Aberto” de sábado (26) as mudanças foram para o melhor, fornecendo hoje, uma estrutura digna aos funcionários e aos maquinários que estavam se deteriorando.

Salvatti destacou que a sede que ficava no distrito de São Cristóvão estava situado em um local de acesso a enchente e não oferecia uma estrutura confortável aos funcionários, sendo em 2018, ano em que foi convidado a assumir a pasta, mudado o setor para a Fricesp. Desde então, além de oferecer uma estrutura digna aos funcionários, também possui um local especial para os maquinários, destacando que a prefeitura juntamente com o governo já investiram cerca de 3 milhões em equipamentos.

Analisando que União da Vitória possui cerca de 60 mil habitantes e mais de mil quilômetros de estradas de chão no interior, Salvatti afirma que muito foi e está sendo feito neste mandato; deixando em evidência que não há como realmente atingir todos os lugares do município, tanto por falta de número suficiente de funcionários, quanto por falta de dinheiro e tempo. “A prefeitura é como nossa casa, não temos como fazer tudo de uma vez só, é por etapas”, afirma.

Nos quase três anos e meio que Salvatti está à frente do cargo, houve recuperação de diversas ruas, como a da Avenida Marechal Deodoro que já estava deteriorada.  “Temos que também cuidar do que já temos, até porque é uma via principal que sai do Limeira e liga diversos outros bairros ao centro”, explica. Ainda neste tempo, cerca de 50 ruas receberam asfalto, além da recuperação de praças e do estádio municipal. No trabalho diário, a equipe ainda lida com as infiltrações, sendo atendidas por dia, de quatro a cinco ocorrências. Importante ressaltar que muitas das melhorias estão ocorrendo no Distrito de São Cristóvão, pois dos 22 bairros existentes no município, 11 estão situados nesta região, em que já houve cerca de 50 quilômetros de asfalto realizado.

Para o secretário, o Distrito de São Cristóvão é o eixo de desenvolvimento do município. “É uma cidade já, que estará integrada ao centro”, ressalta. Deixando destacado que a região possui grandes mercados, uma grande loja de construção que recentemente se fixou no bairro, o Instituto Federal do Paraná e contará em breve com um bloco da Universidade Estadual do Paraná. Além de contar com o Aeroporto Municipal José Cleto, que passou por melhorias na pista e teve a construção de dois quilômetros de cerca, sendo está, uma reivindicação dos moradores.

No interior, Salvatti ressaltou que muito foi feito antes da pandemia, mas devido a chegada da Covid-19 (novo Coronavírus) houve um adiamento e os demais trabalhos podem ser retomados ainda neste período. De acordo com o secretário, há vicinais que não recebem um patrolamento por cerca de quatro anos e que estão tentando atender os moradores dessas regiões.

Com a chegada da pandemia, a Secretária ficou cerca de 60 dias trabalhando somente com uma pequena equipe que ficou de plantão, agora que a equipe já está mais estruturada que os trabalhos que foram adiados serão confeccionados. “Houve uma queda de arrecadação, afinal de contas tudo foi remanejado a saúde, que é o setor destaque que mais necessita de apoio; então não tínhamos como continuar com os trabalhos, mas agora já voltamos e estamos mais fortes”, conclui.

Acompanhe o programa “Jogo Aberto” na integra:

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/10/JOGO-ABERTO-SALVATTI.mp3