Rádio Colmeia FM

Jogo Aberto: Policiais de Porto União se destacam na atuação em campanhas solidárias

Imagem: Mariana Baufleur / Rádio Colmeia

Durante todo o ano, a 1ª Companhia do 3º Batalhão da Policia Militar de Porto União realiza um reforço a campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, assim como a campanha contra violência doméstica e uso de drogas, visando orientar os moradores sobre a importância da denúncia, assim ressaltou o Sargento Claudinei Kziozek, que esteve presente no programa “Jogo Aberto” de sábado (26).

O sargento Claudinei foi por duas vezes presidente do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, estando hoje, atuando no reforço as campanhas deste nicho que são realizadas duas vezes ao ano. O intuito das campanhas é fazer com que as vítimas de abuso possam ter confiança para denunciar o ato, que muitas vezes são cometidas por pessoas do âmbito familiar.

Para o sargento, é importante fortalecer o laço do órgão escolar e policial as crianças e adolescentes, para que assim, possam obter a confiança e manter elas em proteção. “Queremos passar confiança, ser o porto seguro deles”, afirma.  Ressaltando que as escolas contam com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que consiste em um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, escola e família, auxiliando o jovem a tomar boas decisões na sua vida.

Na oportunidade, o sargento ressaltou que antigamente havia uma “deficiência” no acompanhamento de uma ocorrência, mas que hoje já contam com mas estrutura, trabalhando em rede, podendo assim ser acionado o Conselho Tutelar, Assistência Social, Policia Civil e psicólogos no acompanhamento da vítima. “Antigamente para acompanhar uma ocorrência precisávamos ter vítima, hoje o estado representa e mesmo que a denunciante/vítima não queira realizar uma representação, um policial ao se deparar com uma situação grave, pode fazer por ele mesmo”, ressalta.

A companhia também abriu as portas a tecnologia, contando hoje com ajuda do aplicativo “PM SC Cidadão” que já contam com 800 celulares de Porto União cadastrados. Através deste aplicativo, o cidadão pode acionar a Central no 190, realizar uma denúncia, acompanhar a Rede Catarina; assim como a Rede de Vizinhos. Importante destacar que as denúncias também podem ser realizadas de forma anônima, levando assim mais segurança aos amigos, vizinhos ou até familiares que venham a presenciar uma cena de violência ou abuso. O que não pode, é ficar calado diante alguma situação de gravidade, é preciso denunciar e estar atento aos sinais que possam vir à tona, principalmente no âmbito escolar. “Os sinais são diversos, pode vim de uma criança que chora muito, que sente muitas dores no estômago; ou talvez até não seja nada, mas não custa investigar”, complementa.

Salientando que caso não se sinta conformável ao realizar uma denúncia a um policial do sexo masculino, atualmente a companhia conta com diversas mulheres na área, assim como a Rede Catarina, que é um programa direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Ainda no quesito campanhas, a companhia de Porto União lançou recentemente o projeto “Setor de Apoio Humanitário”, o qual oferece atendimento as pessoas da região que estejam em situação de vulnerabilidade social. O sargento explicou que a ajuda acontece por meio do empréstimo de camas especiais, cadeiras de rodas, muletas, andadores, fraldas descartáveis, malhas compressivas, roupas em geral, kits de higiene, cestas básicas, brinquedos, colchões, ração para animais e outros. Sendo que já dia 25, foi realizado a primeira entrega de aparelho ortopédico, sendo ela uma cadeira de banho que foi doada pela comunidade.

Já em comemoração ao Dia da Criança, a companhia também estará entregando brinquedos que serão destinados a instituições de proteção à infância e crianças em vulnerabilidade, os quais estão sendo adquiridos através da “Campanha de Arrecadação de Brinquedos”. Os donativos podem ser entregues na Companhia de Porto União até o dia 09 de outubro, salientado que os materiais doados podem ser novos ou usados, devendo estar higienizados conforme as medidas de prevenção ao novo Coronavírus.

Acompanhe o programa na integra:

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/10/jogo-aberto-sargento.mp3