Neste sábado, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e para lembrar tal data, na noite de quinta-feira, 16 de maio, o Juiz Carlos Eduardo Mattioli Kockanny do Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc), realizou uma importante palestra para a Rede de proteção e para os professores da Rede Municipal de Educação com o tema; “Como Atender Vítimas de Violência Sexual”.
Os trabalhos tiveram início às 19h15 com a recepção das autoridades para a mesa, tendo a presença do prefeito Hilton Santin Roveda, a primeira dama Ana Claudia Portes Roveda, o delegado chefe da 4ª Sub Divisão Policial Douglas Carlos de Possebon e Freitas, do Juiz Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, o representante do poder legislativo da secretária Municipal de Educação Ricardo José Brugnago, a a equipe do Conselho Tutelar e dos direitos de Justiça do Governo do Paraná.
Os convidados fizeram o uso da palavra e destacaram o trabalho que vem sendo desenvolvido em União da Vitória em prol da segurança das Crianças e dos jovens com o tema da noite, sendo possível ter um noção de como fazer o atendimento correto.
Em seguida, foi realizado uma apresentação cultural dos alunos da escola Municipal Judith Goss de Lima e do Colégio Estadual Bernardina Schleder, que levaram informações importantes para o público presente sobre os cuidados e deverem que toda criança tem para o seu bem estar, educação, saúde, família e proteção, como diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) dando ênfase para crianças e jovens com deficiência. “O teatro pode até ter palhaço, mas o assunto é sério e todos devem fazer a sua parte”.
O magistrado Carlos Eduardo Mattioli Kockanny falou sobre o tema a ser trabalhado com a Rede de Proteção e como a comunidade pode ajudar “Atender Vítimas de Violência Sexual”, acompanhe:
A participação dos professores da Rede Municipal de Educação de União da Vitória no evento, é uma das formas que a criança vai ter para repassar informações para o educador em sala de aula sobre qualquer situação que vem sofrendo dentro da escola e no ambiente familiar.
Lembrando que durante toda está semana o Cejusc e a Vara da Família e da Juventude de União da Vitória realizou várias ações para a comunidade sobre o tema de Combate a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. A primeira ação foi junto aos alunos da Rede Estadual das cidades de Bituruna, Cruz Machado e União da Vitória no espaço da Uniguaçu.
Outra atividade que ocorreu foi na Escola Adventista com o tema Bullying e Violências contra a Criança, onde os pais puderam ter mais conhecimento de como ter um diálogo com os filhos sobre os dois temas.
A programação das atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foram uma parceria entre a Prefeitura de União da Vitória, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rede de Proteção e Conselho Tutelar.
E vale lembrar; “Faça Bonito! Proteja nossas crianças e Adolescentes”, se precisar de ajuda ligue 100 ou 190.