Usando tornozeleira eletrônica desde que foram soltos da prisão, o ex-prefeito e o ex-vice-prefeito de Canoinhas, Beto Passos e Renato Pike, respectivamente, se livraram do objeto na sexta-feira, 20.
Atendendo a pedido das defesas, o juiz criminal Eduardo Veiga Vidal, concedeu o direito ao benefício, o que não afeta em nada os processos em trâmite, julgados ou não.
Com a retirada das tornozeleiras, Beto e Pike não têm mais restrição geográfica de movimentos, ou seja, podem ir e vir para onde bem entenderem. Pike, por exemplo, vinha pedido sucessivas concessões para viajar a Florianópolis, onde vive um de seus filhos.
Até agora, Beto e Pike têm uma condenação na Et Pater Filium (Pike é também réu na Mensageiro). A sentença se refere a Maus Caminhos, uma espécie de desmembramento das ações principais da Et Pater Filium, que ainda estão pendentes de sentença, em fase de instrução ou de alegações finais.
A Maus Caminhos investigou as relações espúrias entre Passos e Pike com o empreiteiro Chrystian Mokva, proprietário da extinta Volpesa, empresa que teria sido usada para fraudar licitações visando o enriquecimento ilícito dos envolvidos.
**JMais