Ícone do site Rádio Colmeia FM

“M.Choufleuri restera chez lui le….” será apresenta no Cine Teatro Luz, neste sábado, com entrada gratuita

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A opereta “M.Choufleuri restera chez lui le….”, uma das peças mais espirituosas do compositor Jacques Offenbach, que cria paródias de trechos de óperas famosas de bel canto, será apresentada em União da Vitória neste sábado, 28, às 19 horas, no Cine Teatro Luz. A apresentação será realizada pelo Núcleo de Ópera da Escola de Música e Belas Artes do Paraná/UNESPAR. O evento é uma promoção do Departamento de Extensão e Cultura da Unespar, Núcleo de Ópera da Embap e Fafiuv, e conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura. A entrada é gratuita.

No cenário da peça, entre outras ações, também será o momento que o jovem casal apaixonado (Ernestine, a filha do anfitrião, e Babilas, seu namorado de janela) aproveitará citações musicais para expor o seu amor.

O toque brasileiro fica por conta de um mordomo paraibano que, por recomendação de Choufleuri, muito preocupado em manter seu status diante dos amigos, manda dizer que é de origem inglesa, e o sotaque vira uma comédia à parte.

 

O compositor:

 

Offenbach (1819-1880) foi um compositor francês, considerado o mestre das operetas. O estilo surgiu em oposição à grande opera que era realizada naquele momento – como o nome sugere, eram produções suntuosas, com cenário e figurino muito ricos, além de longas: o padrão era terem cinco atos.

 

Figurino:
Para a composição da roupa de cada personagem, os alunos contaram com uma oficina de figurino ministrada por Gustavo Krelling. Após pesquisa da roupa que era usada no final do século XVIII e início do século XIX, cada um fez uma colagem que serviria como modelo para sua vestimenta, e partiu atrás de recursos para concretizar seu figurino.

 

Sinopse:

 

Sr. Choufleuri, um novo rico sem cultura, tem o sonho de impressionar toda Paris convidando a nobreza francesa para um privado recital em sua casa. Para isso, ele contratou três mais renomados e famosos cantores da ópera italianos: o soprano Henriette Sontag, o tenor Giovanni Battista Rubini, e o barítono Antonio Tamburini. Enquanto isso, Ernestine, filha Choufleuri namora em segredo um jovem compositor, Babylas Chrysodule. Apesar da insistência da jovem, Choufleuri se recusa a convidar Babylas para o recital, explicando que o músico é desconhecido e pobre e não é um partido aceitável para ela.
Mas os três cantores italianos, no último minuto, sofrem de um mal súbito – e combinado – fato este que os impedirá de comparecer ao recital. Ernestine então chama Babylas para os ajudar. Juntos, eles criam plano que vai salvar os Choufleuri. Babylas, na soirée musical, fingirá ser Rubini, Esnestine substituirá La Sontag, enquanto Choufleuri se disfarça em Tamburini. Afinal de contas, não é tão difícil cantar em italiano.

Apesar das queixas Severino, o servo paraibano, a noite foi um sucesso e os convidados ficaram impressionados com os cantores falsos. Mas Babylas ameaça Choufleuri em revelar a verdade para todos os nobres convidados, se ele não lhe der a mão de sua filha. Choufleuri obriga-se a consentir com o casamento (e um dote de 50 mil francos) para preservar a aparência e o status alcançado com o elegante recital.

Neste sábado à noite, a reunião de amigos será na casa de Monsieur Choufleuri. Comparecerão as figuras mais ilustres da cidade, e como ponto alto do encontro haverá a apresentação de cantores de ópera italianos. 

 

Sair da versão mobile