Nesta terça-feira, 15 de outubro, moradores da comunidade de Augusto Loureiro em Bituruna, comunicaram os profissionais da Unidade de Saúde Lino Zini no Distrito de Santo Antônio do Iratim, sobre a morte de um macaco bugio no interior do município.
A unidade informou a Fundação Municipal de Saúde através da Vigilância Sanitária, que recolheu o animal. Juntamente com a 6ª Regional de Saúde, foram coletadas amostras para análise no laboratório estadual para averiguação da causa da morte. A preocupação é sobre a possibilidade da morte ter sido causada por febre amarela.
Bituruna não possui histórico da doença, contudo, a análise é necessária. Os resultados ficam prontos entre 10 e 15 dias. Caso a população encontre bugios na natureza, não devem matá-los, pois de acordo com a Vigilância Sanitária os macacos não transmitem a doença para o homem, são apenas um sinal de alerta da presença do mosquito transmissor na região. Se forem encontrados novos animais mortos, é fundamental que comuniquem os profissionais de saúde.