Ícone do site Rádio Colmeia FM

Mais da metade dos formados em licenciaturas EAD teve desempenho insuficiente no Enade 

Imagem de reprodução

Dados divulgados pelo Ministério da Educação mostram que mais da metade dos estudantes formados em cursos de licenciatura na modalidade de ensino a distância apresentou desempenho insuficiente no Enade 2025. Segundo o levantamento, 53,1% dos concluintes de cursos EAD não atingiram o nível considerado adequado de conhecimento e habilidade. Já entre os estudantes de cursos presenciais, 73,9% foram avaliados como proficientes.

O levantamento aponta ainda que 60% dos formandos em licenciaturas no ano passado estudaram em cursos a distância, enquanto 40% frequentaram cursos presenciais. Entre os 4.547 cursos avaliados pelo Enade, cerca de 35% receberam as notas mais baixas do indicador de qualidade, consideradas insatisfatórias pelo Ministério da Educação. O exame avalia a qualidade da formação dos futuros professores em todo o país.

Diante dos resultados, o MEC reforçou as mudanças nas regras da educação a distância. Pela nova política educacional, todos os cursos de licenciatura EAD deverão ser extintos até maio de 2027, migrando para formatos presenciais ou semipresenciais. Os cursos com desempenho considerado insuficiente também passarão por monitoramento e fiscalização mais rigorosos nos próximos anos.

O balanço do Enade também mostrou que estudantes de instituições públicas federais e estaduais apresentaram os melhores resultados do país. O Ministério da Educação afirma que as mudanças buscam melhorar a qualidade da formação docente e fortalecer a educação básica brasileira.

Sair da versão mobile