
Imagem reprodução
Mais de 70 novos radares entram em operação em Santa Catarina. Só no Planalto Norte, equipamentos foram instalados na BR-116, em Mafra e Monte Castelo
Mais de 70 novos radares de velocidade começaram a operar nas rodovias federais de Santa Catarina a partir desta terça-feira (15). Os dispositivos, que passaram por um período de testes, agora estão multando motoristas que ultrapassarem os limites de velocidade. No Planalto Norte, os equipamentos foram instalados na BR-116, nos trechos que cortam os municípios de Mafra e Monte Castelo.
Ao todo, foram ativados 76 controladores de velocidade nas BRs 101 e 116, além do Contorno Viário de Florianópolis. Os equipamentos registram infrações por meio de imagens dos veículos e foram aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A sinalização de velocidade já está devidamente instalada nos pontos monitorados.
No Contorno Viário da capital, 25 radares entraram em funcionamento em Biguaçu e Palhoça, com limites de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para pesados. Na BR-101 Norte, outros 15 aparelhos passaram a operar em municípios como Joinville, Araquari, Balneário Camboriú, Porto Belo e Palhoça. Já na BR-116, além de Mafra e Monte Castelo, os novos radares também foram instalados em São Cristóvão do Sul, Correia Pinto e Lages, com limite fixo de 80 km/h para todos os tipos de veículos. Um ponto de atenção especial é o km 157, em Porto Belo, onde o limite foi reduzido para 60 km/h devido ao risco na saída da rodovia.
