Rádio Colmeia FM

Mais de mil pessoas são notificadas no município de Pinhão com suspeita de virose

Os moradores do município de Pinhão (PR) estão enfrentando além da Covid-19, um surto de virose. Segundo secretário municipal de Saúde, Ivonei Oliveira Lima, mais de mil pessoas foram notificadas tendo os mesmos sintomas. Os casos começaram a serem identificados por volta do dia 11 de maio e desde então, a equipe de saúde está tentando encontrar o que pode ter causado tal situação a população.

Secretário municipal de Saúde, Ivonei Oliveira Lima / Arquivo Pessoal

O secretário de Saúde em entrevista ao Jornal Colmeia nesta sexta-feira, 29 de maio, explicou que “na segunda-feira houve a informação de que muitas pessoas estavam procurando as farmácias com queixa de diarreia, fortes dores abdominais, alguns com ânsia de vômitos e alguns com febre”, sendo que pelo fato de haver um número grande de pessoas com os mesmos sintomas ao mesmo tempo, houve-se o início das investigações.

Lima conta que foram coletados materiais dos pacientes, sendo aberto algumas frentes nessas investigações, como a pesquisa de que se todos por um acaso, não haviam participado de um mesmo evento e também sendo coletado amostras da água, diretamente da estação de tratamento da Sanepar e de toda sua rede de destruição.

O município também está contando com o apoio da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, a secretária de Saúde do Estado, Laboratório Lacem, o Sisagua, Vigilância de Pinhão e a Sanepar. “A gente trabalhou a semana toda (…) e ainda estamos trabalhando juntos na tentativa de elucidar essa situação (…), foi um trabalho bastante intenso e ainda não temos uma conclusão em relação a essa situação; temos algumas informações que indicam, que apontam, mas a gente ainda não tem nada conclusivo” afirma Lima.

Até agora, cerca de mil pessoas foram notificadas e algumas foram até internadas, assim explica o secretário. “Muitas não procuraram o sistema de saúde, mas tivemos muitas informações de quem procurou a farmácia ou o hospital. Alguns teve necessidade de internamento. O problema foi muito grande (…) mas já está controlado, paramos de notificar ontem, 28 de maio” afirma.

O secretário aponta que o trabalho com a Sanepar se deu por conta que a empresa estaria fazendo a conexão de uma nova adutora no sistema de tratamento e por conta disso, houve escassez e até falta de água em alguns lugares.  “Não estamos apontando que a causa seja a água, mas estamos em investigação (…) é recomendado, que ao fazer uso da água, que a pessoa ferva ou filtre”, ressalta.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/05/HOJE-REGIONAL-SEC-DE-SAUDE-DE-PINHÃO-IVONEI-OLIVEIRA-LIMA-FALA-SOBRE-O-SURTO-DE-DIARREIA-QUE-ACONTECEU-NO-MUNICIPIO-COM-MAIS-DE-MIL-NOTIFICAÇÕES.mp3?_=1