Foi localizado neste final de semana na Linha Papuã no município de Cruz Machado, um macaco bugio morto. O Secretário de Saúde de Cruz Machado, Carlos Diego Train, informa que já estão sendo realizadas as devidas providências sobre o caso.
Segundo informações, o macaco surgiu na região entre o final de semana, 14 e 15 de março, sendo este o quarto macaco bugio localizado morto no município. Lembrando que os três localizados anteriormente passaram por uma análise, em que constatou que um deles, que foi encontrado na Linha Pinhão de Baixo, havia sido morto por Febre Amarela. Os outros dois ainda estão em processo de análise, em que as equipes de saúde aguardam pelo resultado.
O Secretário de Saúde destacou em entrevista a Rádio Colmeia, que uma equipe de Vigilância da Saúde já foi para o local onde serão realizados os devidos procedimentos de retirada do corpo e enviado também para análise.
Importante ressaltar que os agricultores devem manter um cuidado redobrado, principalmente os que circulam entre as regiões em que os macacos foram encontrados, mantendo a vacina de Febre Amarela em dia. “Os trabalhadores que circulam pelo interior do município, as pessoas de um modo geral, devem estar verificando a vacina contra a Febre Amarela (…) quem não tem essa vacina, tem que tomar, até sendo possível fazer um reforço, mas pelo menos uma vacina na vida a pessoa tem que ter tomado para adquirir anticorpos”, recomenda o secretário.
Febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus que é transmitido através de mosquitos. Os principais sintomas são febre, dores de cabeça intensas, náuseas e vômitos, perda de apetite e fraqueza, dores musculares e calafrios. A maioria das pessoas apresenta uma melhora logo após estes sintomas iniciais, no entanto há os que apresentam um breve período sem os sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença, que pode levar a óbito.
Portanto, ao identificar alguns dos sintomas, procure um médico na unidade de saúde; e caso encontre macacos mortos na região onde vive, informe imediatamente as autoridades sanitárias do município.