Ícone do site Rádio Colmeia FM

Major Vieira registra taxa de umidade do ar igual a do Saara

Foto: Fátima Santos

Quase 200 cidades brasileiras apresentaram no domingo, 8, níveis extremos em relação à umidade do ar, comparados ao deserto do Saara, na África. O calor intenso, as queimadas e a falta de chuva em diversas regiões do Brasil, fez com que o nível da umidade do ar ficasse em índices menores ou iguais a 20%.

Em Santa Catarina, seis cidades, entre elas Major Vieira (17%), no Planalto Norte, e Rio Negrinho (12%), ficaram mais secas que o deserto da Saara, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Fazem parte da lista ainda Caçador (14%), Joaçaba (16%) e Curitibanos (16%) no Meio Oeste, e Lages (19%), na Serra Catarinense, que sofrem com a massa de ar seco.

Nesta segunda-feira, 9, o Inmet emitiu um alerta laranja de seca em 12 estados e no Distrito Federal, devido à baixa umidade. Santa Catarina foi incluída no alerta amarelo, que inclui os estados do Acre, Amazonas e parte do Rio Grande do Sul. Nesses quatro estados, a previsão é de que a umidade relativa do ar fique entre 30% e 20%, oferendo riscos de incêndios florestais e riscos à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.

**JMais

Sair da versão mobile