Em comemoração aos 110 anos da imigração polonesa em Cruz Machado e aos 150 anos da imigração polonesa ao Paraná, celebrados neste ano de 2021, foi realizado neste domingo, 22, a reinauguração do “Marco Histórico da Imigração Polonesa”, na localidade do Pátio Velho, com iniciativa da Associação Polono-Brasileira Padre Daniel Niemec – APBPDN.
O marco histórico inaugurado no ano de 1986, foi idealizado pelo Padre Daniel Niemec, sacerdote da Sociedade de Cristo que trabalhou em Santana por 33 anos, até o ano de 2006, quando faleceu. O projeto da revitalização é do Arquiteto Edmundo Litka, idealizado no ano de 2020 e contou com diferentes fontes de recursos, dentre elas o apoio do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, empresas locais e a colaboração de diversos voluntários envolvidos com os trabalhos da associação.
A Administração Municipal esteve presente na celebração presidida pelo bispo Dom Walter Jorge Pinto, padre Antonio Kolodzieiski e padre Anderson Spegiorin, com o vice-prefeito Wilson Daniel Barczak, os secretários Rodrigo Antonio de Souza, de Turismo, e Silvana Luzia Rosnowski, de Assistência Social, e a diretora de Cultura Marina Krul. O evento contou ainda com a participação de autoridades religiosas e políticas, além do público que compareceu para prestigiar este momento histórico.
A Gestão Cruz Machado Para Todos parabeniza a todos os descendentes da imigração polonesa, destacando a importância desta cultura, desde a formação do município até os dias atuais, a qual possui um grande legado e patrimônio cultural. Parabeniza também a todas as pessoas envolvidas na reforma do monumento histórico.
**Assessoria da Prefeitura de Cruz Machado