Rádio Colmeia FM

Marinha do Brasil retira lacre da balsa de Porto Vitória

Foto: MN-RM2 WILLIAM Rafael Penasso Rodrigues

Foto: MN-RM2 WILLIAM Rafael Penasso Rodrigues

Nesta quinta – feira, 22 de fevereiro, por intermédio do Comando do 8º Distrito Naval e Capitania Fluvial do Rio Paraná, a Marinha do Brasil retirou o lacre da balsa de travessia de Porto Vitória e rebocador de São Miguel II.

As embarcações estavam impedidas de navegar desde o dia 05 de novembro do ano de 2017, após uma fiscalização da Operação Balsa confirmar ilegalidades. No dia, as equipes anunciaram que havia apenas um tripulante operando a embarcação, quando são necessários no mínimo dois. Outro ponto crucial para o lacramento, foi o fato da balsa ter sido notificada no dia 06 de setembro, e até o momento não haviam se apresentado, estando com documentações vencidas.

 Logo após o impedimento de navegação, o proprietário das embarcações regularizou os registros e juntamente com a Autoridade Marítima cumpriu as exigências apresentadas, afim de dar mais segurança no transporte de cargas e pessoas. Após mais uma vistoria pela balsa e pelo rebocador, a equipe de Inspeção Naval autorizou a retomada de serviços de travessia pelo Rio Iguaçu, nesta quinta – feira, 22 de fevereiro de 2018.

Foto: MN-RM2 WILLIAM Rafael Penasso Rodrigues

Está já a terceira balsa a ter o lacre retirado, sendo que 11 foram lacradas durante a Operação Balsa, tendo mais 39 embarcações abordadas em 27 municípios.

Lembrando que fiscalizar é um ato de cidadania, feito para contribuir e trazer mais segurança as navegações. No caso, se observar alguma situação que represente risco para sua segurança, ou na prevenção de poluição aos rios, entre em contato com a Capitania Fluvial do Rio Paraná através dos seguintes endereços:

Telefone: (45) 3523- 2332 | e-mail: cfrp.secom@marinha.mil.br