A Marinha do Brasil da cidade de Foz do Iguaçu não deu uma data oficial para fazer a entrega do laudo de liberação das balsas das cidade de Bituruna e Cruz Machado, que foram vistoriadas nos dias 28 e 29 de novembro.
Na tarde desta terça-feira, 04 de dezembro, a reportagem da Rádio Colmeia fez contato com a Marinha do Brasil, e a comunicação social informou que somente duas balsas foram vistoriadas e tem possibilidade de serem liberadas, mas depende do laudo oficial ser feito e entregue para as Prefeitura, pois somente com os documentos em mãos o serviço das balsas da palmeirinha em Cruz Machado e Vicente Zamboni em Bituruna, serão liberadas.
Das cinco só duas liberadas:
Segundo a comunicação social da Marinha do Brasil, em conversa com a reportagem da Rádio Colmeia via telefone, da semana do dia 28 de novembro até o dia 03 de dezembro, a Marinha do Brasil fez um total de 72 vistorias na área de atuação, mas somente duas balsas na região Sul do Paraná foram vistoriadas, sendo a da Palmeirinha de Cruz Machado e a Vicente Zamboni de Bituruna, as demais não foram vistoriadas devido ao acumulo de trabalho.
A Marinha confirmou que os primeiros laudos a serem feitos serão de Cruz Machado, e em seguida, será a vez de Bituruna.
A serem questionados sobre data de entrega do laudo, a Marinha afirmou que não tem uma data para fazer tal liberação. A equipe de reportagem os indagou se isso seria possível antes do Natal ou ainda no início do ano de 2019, mas a resposta foi concisa, ‘Não temos data para tal liberação’.
Na manhã desta quarta-feira, 05 de dezembro, a reportagem da Rádio Colmeia conversou ao vivo no Jornal da Manhã com a secretária Municipal de Administração de Cruz Machado, Noeli Pasa, que espera que a Marinha venha o mais rápido possível fazer a entrega do laudo.