Que tal subir de bicicleta 12 vezes a estrada do morro do Cristo sem parar, sem nenhum momento de descanso? Foi um esforço parecido com esse que 13 ciclistas de Porto União e União da Vitória encararam na manhã desse domingo, 6 de março, ao participarem da 6ª edição do Desafio Serra do Rio do Rastro.
A prova largou no centro da cidade de Lauro Muller/SC, e depois de 24 ,5km de subida a linha de chegada era no Mirante da Serra do Rio do Rastro, a mais de 1.400 metros de altitude, ou ainda, a quase 1.500 metros de altimetria acumulada.
E dentre os mais de 1.500 competidores, três pódios na classe de Mountain Bike para os atletas locais: Marlon Tereski, campeão Master A2/MTB (35-39 anos); Diego Grabrislosviski segundo colocado na Elite/MTB; e a quarta colocação para Ari Faerber, quarto colocado na Master C1/MTB (50-54anos). Na classificação geral de MTB, o domínio de Diego foi quebrado pelo atleta de Criciúma, Luiz Fernando Martins, da categoria Sub 30, que completou o percurso em 1h13min26s.
Entre as bikes de ciclismo, Everson Camilo foi o campeão geral com o tempo de 1h03min18s.
A competição foi promovida pela Federação Catarinense de Ciclismo e entrou para a história do esporte nacional como uma das maiores competições em número de participantes em todo o Brasil. Competiram ciclistas de 11 Estados e do Distrito Federal.
Resultados dos atletas de Porto União e União da Vitória
Classe Ciclismo:
João Paulo Ramos, 12º Elite
Classe Mountain Bike:
Marlon Douglas Tereski – campeão Master A2
Diego Roberto Grabrislosviski – 2º Elite
Ari Walter Faerber – 4° Master C1
Fernando Stratmann Cordeiro – 10º Sub-30
Gerson Côas – 12º Master B1
Robson Mikalauscas – 40º Master B1
Charles Ronald Van Santen – 53º Master B1
Mario Franzoi Junior – 26º Master B2
Mario Pedroso – 35º Master C1
Mariano Bordon Sosa – 7º Veterano
Leandro Mattiola – 120º Master A2
Michel Damasceno – DNF