Rádio Colmeia FM

Martin Luther: 500 anos da Reforma Protestante

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

No dia 31 de outubro, em todo o mundo, membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, estiveram celebrando os 500 anos em que o ex-padre e monge, Martinho Lutero ou em alemão Martin Luther, colocou na porta da igreja católica da cidade de Wittenberg, as 95 teses, contra algumas ações praticadas pelo Igreja Católica em todo o mundo, em especial Roma.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Para lembrar essa data que ocorreu em 31 de outubro de 1517, a Comunidade Evangélica Luterana de Porto União, se reuniu na noite de terça-feira, 31, para uma celebração. A igreja Luterana em Porto União ficou lotada de fiéis das cidades irmãs e Porto Vitória, que cantaram muito e relembraram o trabalho de fé que Martin Luther teve para ajudar o povo a ter acesso real da palavra de Deus na Bíblia. Luther ficou mais de um ano isolado em um castelo fazendo a tradução da Bíblia do latim para a língua Alemã.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O pastor Marino Black, em sua fala a comunidade, e na presença de outros pastores e de padres católicos de Porto União e União da Vitória, lembrou o real motivo de Luther colocar na porta da igreja as 95 frases.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2017/11/LUTERANA-01-PASTOS-MARINO-FALA-QUE-MARTIN-LUTERO-NÃO-ERA-CONTRA-A-IGREJA-CATOLICA-MAS-SIM-AÇÕES-DELAS-POR-ISSO-DA-REFORMA.mp3?_=1

 

A pastora da comunidade de Porto União, Cristiane Rubert, durante o culto dos 500 anos, lembrou que é muito bom ter a comunidade unida para celebrar este momento de fé e da Reforma Protestante, em que o único objetivo sempre foi louvar e agradecer a Deus.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Um dos momentos destaque, que mostrou que a Igreja Católica e Luterana, estão trilhando no caminho que nunca foi de desunião, ocorreu quando pastores e padres na frente do altar, compartilharam a leitura da palavra de Deus para a comunidade presente.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2017/11/LUTERANA-02-PASTORA-CRISTIANE-FALA-DA-CERIMONIA-DE-500-ANOS.mp3?_=2

 

Na cerimônia dos 500 anos da Reforma Protestante, tinha católica, protestantes e outras religiões, onde todos foram convidados pela pastora Cristiane para fazer parte da união junto a mesa do senhor.

Ao fim da cerimônia, o prefeito de Porto Vitória Kurt Nielsen Júnior, e o vice-prefeito de Porto União, Percy Storck, com o Major da Polícia Militar de Porto União, Silvano Sasinski e outros padres, receberam de presente dos 500 anos uma vela e livros da história de Martin Luther.

O prefeito de Porto Vitória, Kurt falou sobre este momento dos 500 anos e destacou a presença da Igreja no mundo.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2017/11/LUTERANA-04-KURT-NIELSEN-KUNIOR-FALA-DOS-500-ANOS-E-DA-REFORMA-DOS-500-ANOS-E-O-FUTURO.mp3?_=3

 

O vice-prefeito Percy Storck, falou da alegria de estar junto com a comunidade Luterana nessa data tão importante que é a Reforma Protestante, e da importância dessa comunidade nos 100 anos da cidade, ainda mais que a Comunidade Evangélica de Confirmação Luterana de Porto União, completou 104 de existência.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2017/11/LUTERANA-04-KURT-NIELSEN-KUNIOR-FALA-DOS-500-ANOS-E-DA-REFORMA-DOS-500-ANOS-E-O-FUTURO-1.mp3?_=4

 

Para conhecer a história de Martin Luther, assista o filme Luther, que tem direção de Eric Till, com elenco de Joseph Donner, Alfred Molina, Peter Ustinov.

 

Martin Luther:

 

Foto: Divulgação

Martinho Lutero, em alemão: Martin Luther, foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Nasceu em 10 de novembro de 1483 e veio a falecer em 18 de fevereiro de 1546.

Foi casado com Catarina Bora, num relacionamento que durou 21 anos (1525 – 1546) e dessa união teve cinco filos, sendo: Magdalena Lutero, Margaretha Lutero, Paul Lutro, Elisabeth Lutero, Hans Lutero e Martin Lutero

Galeria de fotos de Marciel Borges/ Rádio Colmeia: