Desde o início do ano letivo de 2014, os professores da rede municipal de ensino de União da Vitória estão utilizando em sala de aula os materiais de apoio pedagógicos desenvolvidos por eles próprios, na parceria com o Instituto de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviços (IEPS). A ação reduziu os custos e permitiu, de forma pioneira, a participação do magistério na elaboração e confecção.
“Os professores puderam opinar e elaborar os materiais conforme entendem ser melhor na sala de aula. Essa ação foi inédita no nosso município”, destacou o prefeito Pedro Ivo Ilkiv. Segundo ele, o material ganhou características próprias, sem desmerecer os demais quesitos de ensino regional, nacional e global, mas buscando atender aos quesitos ligados à história, geografia e particularidades de União da Vitória. Outro aspecto que o prefeito avalia de forma positiva é a oportunidade fornecida aos professores. “Eles puderam colocar em prática o seu conhecimento e apontar o que funciona melhor dentro da escola”, disse.
Na parceria com o IEPS, a prefeitura usufruiu do conhecimento dos mestres e doutores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus de União da Vitória (antiga Fafiuv) que orientam e assessoraram a confecção dos materiais. O secretário de Educação, Célio Reginaldo Calikoski, explica que a iniciativa serve para valorizar os excelentes professores que existem no município. “Eles são muito importantes na sala de aula e agora puderam trazer essa experiência para o material que todos vão utilizar na nossa rede de ensino”, justificou. O secretário enumerou outras ações da administração em prol da educação, como repasse de uniformes, reformas, ampliações e construção de escolas novas, aquisição de novos ônibus, entres outras melhorias da atual gestão.