Rádio Colmeia FM

Matrículas para ensino supletivo estão abertas em Porto União

Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação de Porto União comunica que já estão abertas as matrículas para o supletivo de jovens e adultos no Ensino do EJA/CEJA para 2015. As vagas valem para o ensino fundamental e médio e serão oferecidas na maioria das escolas do município, tanto área urbana, como na rural.

O ensino fundamental, coordenado pelo município, terá turmas abertas conforme a necessidade dos locais. Neste ano foram 258 alunos estudando nas Escolas Nilo Peçanha e São Bernardo do Campo, na Central da Cidadania e também no Recanto dos Idosos. As inscrições podem ser feitas diariamente na Secretaria de Educação.

Já o Ensino Médio, de responsabilidade do Estado, teve neste ano 308 alunos, nas Escolas São Bernardo do Campo, Antonio Gonzaga, Nilo Peçanha, Germano Wagenfuher, Hermínio Milis, Clementino Britto, São Pedro Timbó, no Maratá e também no Balduíno Cardoso. As inscrições podem ser feitas nas segundas e quartas-feiras a tarde e nas terças-feiras no período da manhã.

A avaliação das professoras pedagogas Sandra Sass e Rute Renner, que coordenam o projeto do EJA em Porto União é bastante positiva.

“Temos muitos idosos que frequentam as aulas, demonstrando muita vontade em aprender. Alguns voltaram a estudar para tirar a carteira de motorista”, destaca Rute.

Os bancos escolares da EJA contam também com algumas pessoas que não sabiam ler nem escrever. “Muitos comemoram muito por estarem em sala de aula, já que agora não precisam mais assinar seu nome usando a digital”, explica Sandra. Nesses casos a independência é muito maior, pois estudando as pessoas têm autonomia para exercer sua cidadania e conhecer seus direitos.

Existe uma idade mínima para realizar a matrícula no supletivo. Para o ensino fundamental é necessário ter 15 anos completos no ato da matrícula e para o médio, 18 anos.

Para efetuar a matrícula é necessário levar a cópia de RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e histórico escolar.

Informações na Secretaria de Educação, rua Frei Rogério, 367, ou pelo telefone (42) 3522 2478, com Henriette, Sandra ou Rute.