O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira, 22, que pretende criar uma nova política nacional de alfabetização de crianças, e para isso, irá realizar uma pesquisa com profissionais da área, professores e representantes das secretarias municipais de educação, no programa chamado Alfabetiza Brasil. Irineópolis está entre as 10 cidades catarinenses que participarão da pesquisa, que tem entre seus objetivos entender como a alfabetização ocorre em cada realidade e compatibilizar os padrões.
O trabalho será conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, através de uma metodologia baseada em consulta a especialistas, durante o período de 15 a 23 de abril de 2023, em cinco capitais, reunindo representantes de 291 municípios com bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A previsão é que os resultados da pesquisa sejam entregues em maio.
Além de Irineópolis, as outras cidades catarinenses que participarão da pesquisa são Blumenau, Joinville, Iporã do Oeste, Arabutã, Luzerna, Palmeira, São João do Oeste, Garopaba e Paial. O estudo escutará professores alfabetizadores para compreender os conhecimentos e habilidades necessários para uma criança ser considerada alfabetizada, além de subsidiar, com parâmetros técnicos claros, o planejamento e a execução da política nacional de alfabetização.