Rádio Colmeia FM

Merendeiras dos Cemeis recebem treinamento na Uniguaçu

 

Foto: Divulgação

 

Além de oferecer um alimento de qualidade, a prefeitura de União da Vitória busca proporcionar bem estar, tanto às crianças dos centros municipais de educação infantil (Cemeis) quanto das escolas municipais. Por isso a parceria com a Uniguaçu para que o curso de Nutrição oriente as merendeiras no que tange a segurança alimentar, higiene e modos de preparo nutritivo, saboroso e atraente ao paladar das crianças. Na semana passada as profissionais das escolas foram orientadas e nesta quarta-feira, 22, as funcionárias que cuidam da alimentação dos Cemeis.

Para a Uniguaçu, as escolas e Cemeis são espaços para desenvolver estágios, possibilitando aos acadêmicos conhecer toda a rotina alimentar. Em contrapartida os futuros nutricionistas avaliam o trabalho das merendeiras e apresentam sugestões de melhorias, atendendo o seu compromisso social proposto na faculdade. A função do estágio visa levar esse conhecimento para a comunidade.

Numa primeira parte do treinamento, as merendeiras receberam orientações referentes à higiene dos alimentos e dos próprios funcionários. Nessa segunda fase, coube aos estudantes do curso trabalhar os modos de preparo dos alimentos, visando um atrativo visual, composto nutritivo e saudável com todo o cuidado higiênico necessário, buscando preservar a saúde das crianças. A coordenadora de estágios do curso de Nutrição da Uniguaçu, Kristy Soraya Coelho, julgou ‘extremamente positiva’ a parceria. “Oportunidade para os acadêmicos ingressarem na carreira profissional deles e mostrarem os conhecimentos para as merendeiras”, explica.

O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, observa que essa parceria é uma via de mão dupla para a sociedade. A prefeitura disponibiliza os espaços para os acadêmicos praticarem seu conhecimento científico, ao passo que, as merendeiras aprendem novas formas de preparo que qualificam a alimentação dos alunos. “Também elas recebem orientações técnicas que visam mais higiene na manipulação dos alimentos e menor possibilidade de problemas de saúde nas crianças”, acrescenta. Ainda, nessa parceria o setor de merenda escolar e nutrição da prefeitura fornece os ingredientes e opina sobre o cardápio a ser orientado para as merendeiras.