“É um espetáculo, eu não esperava”, disse dona Miguelina Treuke sobre a estrutura da nova Escola Municipal Miguelina H Treuke, localizada no bairro São Sebastião, Distrito de São Cristóvão em União da Vitória. A escola foi inaugurada nessa terça-feira, 29 de setembro, e leva seu nome.
Para ela, o momento é um sonho. “É o maior presente da minha vida que ganhei até agora”, afirmou a homenageada que completa 75 anos nessa terça-feira. Nessa data, a escola também faz aniversário e comemora 29 anos de existência.
Dona Miguelina que começou a atuar na área de educação do bairro em 1964, fala que houve uma grande diferença na área em relação ao começo que vivenciou. De acordo com ela no início não haviam recursos e as classes era misturadas, todas as séries estudavam juntas. “A gente tinha que se virar com o que tinha”, lembrou.
Ela já foi professora, diretora, catequista e servente na escola, se dedicando por quase 30 anos na área da educação em União da Vitória. “Eu trabalhei de tudo, minha vida, toda vida foram as crianças e a escola”, relembrou. Mas afirma que teve ajuda de muitas pessoas para fazer a educação acontecer.
A escola conta com seis novas salas de aula, um bloco administrativo, um bloco para serviços e um pátio coberto. Segundo o prefeito Santin Roveda, o espaço era um pedido antigo da comunidade. “Eu estou muito satisfeito”, colocou.
O espaço atenderá mais de 200 crianças e o recurso para a construção das salas foi destinado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) contando com contrapartida da prefeitura. O valor total de investimento foi de mais de R$661 mil.
Para o secretário de Educação, Ricardo Brugnango, após 10 anos de trabalho a escola está sendo concluída, sendo idealizada em meados de 2011/2012. “Ficamos muito contentes, felizes com essa importante conquista para o bairro”, colocou.